domingo, outubro 31, 2010

ENFIAR A CARAPUÇA

Significado: Sentir-se ofendido ou identificado com alguma situação.

Origem: Por altura da Inquisição, durante a Idade Média, os Judeus eram obrigados a usar um chapéu bicudo, para que pudessem ser distinguidos dos outros cristãos.

DA MÃE, APENAS ISTO!

O ISQUEIRO DA COZINHA ESTÁ ESTRAGADO!!!

Post it da mãe

Célia,
Não fiz a tua cama, porque penso que queres fazê-la de lavado!!!
Maria Emília

MAIS UM RECADO

Célia,
encosta bem os trapos junto à porta, pois pode vir chuva e entrar cá para dentro!
Maria Emília

Paco de Lucia - Entre dos aguas (1976)

OUTRO RECADO

Célia,
não sei é preciso urina (por sim ou não), se quiseres faz para o frasco.
Leva estes dois pacotes de açucar e se for preciso depois, come alguma coisa no Camelo (café junto ao laboratório de análises).
Maria Emília

FAZER TÁBUA RASA


Significado: esquecer completamente o assunto.

Origem: Os empiristas romanos, seguidores do filósofo Grego Aristóteles, diziam que a alma sem experiência era como uma tábua rasa. A tabula rasa era uma pequena tábua de cera que não tinha nada escrito ou desenhado. Mais tarde, o termo foi adoptado para a vida urbana e transformado para o significado que hoje conhecemos, ou seja, esquecer e não ligar a determinado assunto.

SALVEM OS RICOS

terça-feira, outubro 26, 2010

PASSADO LONGÍNQUO

MALUCO DE ALCOBAÇA NA COVA DE IRIA

Um pequeno recado

"Célia
Não apagues o candeeiro, para quando o telefone tocar (Despertador) não tropeçarmos."
Maria Emília

CAI O CARMO E A TRINDADE

Significado:
Desgraça, aparato, barulheira, supresa e confusão

Origem:
O terramoto de 1755 deixou muitas marcas físicas. Mas há marcas culturais que também persistem. Uma delas é esta expressão.
Durante o terramoto, ouviu-se um enorme estrondo por toda a cidade de Lisboa. Quando os habitantes qual tinha sido a verdadeira causa de tal barulheira, logo disseram "Caiu o Carmo e a Trindade". Isto é desabaram os Conventos do Carmo e da Trindade.

Sem comentários

"Que estranho destino é o meu que apenas me consente paixões ardentes e me faz esgotar em amores improváveis"

José Manuel Saraiva in Aos Olhos de Deus

A dedicatória do Viriato

Caricatura

sexta-feira, outubro 08, 2010

ERRO CRASSO

Na Roma Antiga, o poder dos generais era tripartido. O primeiro triunvirato e que se tornou no mais conhecido, era composto por Caio Júlio, Pompeu e Crasso.
Foi dada uma simples missão a este último: atacar os Partos, um pequeno e inofensivo povo. Crasso descurou qualquer estratégia e o resultado foi a derrota.

Falling Down - I want breakfast

CALCANHAR DE AQUILES

O significado: Ponto fraco.
A origem deve-se à mitologia grega, que segundo esta, Tétis, mãe de Aquiles, queria tornar o seu filho indestrutível. Para que isso acontecesse, mergulhou-o num lago mágico, segurando-o pelo calcanhar. Alguns anos mais tarde, durante a Guerra de Tróia, Aquiles foi atingido no único sítio que não tinha sido mergulhado nas àguas mágicas, precisamente o calcanhar. Descobrindo-se assim, o único ponto capaz de enfraquecer o temido guerreiro.

quarta-feira, outubro 06, 2010

FESTIVAL DO CHÍCHARO - ALVAIÁZERE 2010

Chega o Outono e com ele mais uma festa, o chícharo de Alvaiázere.
A leguminosa é um género de faseoláceas. Semente comestível da mesma planta.
O chícharo é um dos géneros de plantas faseoláceas, cujo nome científico é Látiro.
Trata-se de ervas de caules alados ou angulosos e de folhas ordinariamente pinuladas divisão das folhas).
Em Portugal há muitas variedades, dentro as quais se notam os chícharos vulgares, os chícharos-miúdos, as ervilhas-de-cheiro, o experimenta-genros, o cinzirão, entre outros.
Conhecem-se cerca de cem espécies, das quais algumas são cultivadas como forragem (erva, palha ou feno, para alimentar o gado). As suas sementes utilizam-se muito na alimentação.
O Festival do Chícharo tem alargado vertentes a todos os níveis, que congrega a dinamização do tecido comercial e cultural.
Em Alvaiázere, tem passado dezenas de projectos ao longo de oito anos do Festival. Este ano do Planalto Mirandês actuaram os GALANDUM GALUNDINA, um projecto alicerçado na língua Mirandesa e nas suas tradições musicais..
Os MU, vencedores do Prémio Carlos Paredes, forma um dos grupos que actuaram na conciliação moderno-tradicional.
A abrir o Festival esteve presente uma figura de referência no panorama musical português, o cantor e compositor, Fernando Tordo e ainda o membro da QUADRILHA, SEBASTIÃO ANTUNES e a sua banda.
Ao longo de três dias, diferentes projectos passaram por Alvaiázere. O GRUPO CORAL DE MAFRA, o momento alto de GOSPEL, na Igreja Paroquial e da “movida” da zona Centro estiveram presentes os grupo GEFAF de Coimbra, PORTOFOLK de Penela, DRAMA E BEIÇO, OS SORRISOS, companhia de Tomar.
Encontros de carros, Filarmónicas, exposições, mercado, lançamento de livros, workshops e muitas outras iniciativas constituíram um programa diversificado, usufruído em grandes momentos de prazer.


VIAGEM À GRÉCIA 2010

No início do Outono, coloquei uma mochila às costas e rumei à Grécia.
Apesar do cansaço, a curiosidade de conhecer mais um país, revelou-se entusiasmante.
Em Atenas, passei-me pela Acrópole e no Agora, imaginando-me o Platão e o Sócrates a arrastar a sua toga.
Conheci o meu primeiro Grego, que me ensinou as asneiras, frases e palavras úteis. MALAKA, foi a minha primeira palavra grega, que significa “bater uma” ou “pívia”, se assim preferirmos. Esta palavra pode ser utilizada quando estamos chateados, e neste caso, é uma asneira das grossas. Embora seja também utilizada por todos, no bom sentido, que é como quem diz “cona”, “foda-se” ou “caralhos me fodam”.
Kalimera, foi a minha segunda palavra mais utilizada e fácil de memorizar, por causa do Kalimero, que foi ao cú à Abelha Maia. Quer dizer Bom-dia.
Lembro-me agora da outra asneira, ARRÌDÍ, que no vulgar português se pode traduzir por “caralho”.
Diz-me o meu primeiro amigo Grego: “Se disseres MALAKA e ARRÌDÌ, end of the conversation”. KALINICTA é Boa-noite e EFXARISTO obrigado.
Em Atenas hospedou-me um Grego economista com quem se podia contar, mas depressa tomei o rumo das ilhas gregas.
Fazia calor e uns bons mergulhos no Mar Egeu, pareceu-me uma excelente ideia. Visitei a ilha, assisti a uma missa ortodoxa e a um espectáculo tradicional, “made in Naxos”.
As últimas horas que passei nesta ilha foram cruciais, porque conheci o homem que tinha um Hotel e que passava os dias à espera que os barcos atracassem, com o intuito de “arranjar” hóspedes. Arranjou maneira de me irem esperar ao porto de Siros (a outra ilha que visitei).
O Hotel ficava localizado a 10 km da cidade. Comecei a ficar nervosa e perguntei incessantemente qual a melhor maneira de me deslocar.
Esperei o autocarro para a cidade, que tardou muito em chegar. Escolhi um Bar e bebi em Vodka o dinheiro do Táxi que teria que pagar na volta.
Conheci o “Jerónimo”, um Grego que parecia um índio das Américas. Gostava de “pinga” e tinha um delicioso sentido de humor.
De súbito, entrou na minha vida o Andonis. Gostou de mim, aliás, gostou demasiado. Era também um “Chambre, Room, Zimmer”, à cata de hóspedes no porto.
Foram dois dias passados num sítio pacato, onde se fazia praia e se bebia copos à noite. Uma família Irlandesa marcou presença com muitos copos, conversa e mais copos, na qual se destacava o Pai, com idade para ser meu avó.
De volta a Atenas, de mochila às costas, observo os Gregos, faço “casting” aos mais giros e concluo que são mais agressivos que nós, miram as gajas, tiram bem as medidas, como se fossem costureiros. Uns são muito simpáticos, a maior parte nem por isso, principalmente na cidade.

BOLEIA AO PALHAÇO

Certo dia, há muitos anos, dirigia-me de carro à Sunset.
Decorria o Carnaval na altura e parei para dar “boleia” a um palhaço.
Apesar de estar um pouco “tocada” pela “pinga”, cheguei ao destino.
Encontrei um lugar vago e estacionei.
O palhaço saiu do carro e para meu espanto, desapareceu. Olhei através dos vidros e nada. Como que por magia, o palhaço tinha eclipsado. De súbito, começo a ouvir gemidos, muito suaves, mas audíveis. Sai do carro (o meu saudoso Subaru), dirigi-me à traseira e de imediato verifiquei a lateral.
Apercebo-me que tinha estacionado a 10 cm de um buraco, que mais parecia uma cratera e que o palhaço estava no fundo, envolvido em silvas e urtigas.
Tinha saído do carro, colocando o pé em falso, caindo imediatamente em terreno incerto.

The Cook The Thief His Wife And Her Lover