segunda-feira, agosto 27, 2012

Paul Verhoeven: The Real Jesus of Nazareth


"O argumento ainda não está pronto, mas o realizador holandês Paul Verhoeven prepara-se para realizarr um filme que contará uma história bem polémica sobre Jesus Cristo. Verhoeven levará aos ecrans de cinema uma história contada no livro que escreveu e publicou em 2010. Nela, Jesus foi concebido num estupro sofrido por Maria. O pai é um soldado romano.
No livro “biográfico”, o realizador de “Instinto Fatal” e “Robocop” também afirma que Judas Iscariotes não traiu Jesus, como conta a Bíblia.
Os cristãos, obviamente, não se calaram mundo afora e acusaram Verhoeven de uma campanha contra o cristianismo, de acordo com reportagem do “Daily Mail”.
“Isto não é acidental. Durante décadas os cristãos e a fé cristã têm sido alvos da hedonista Hollywood, que está desesperada para racionalizar a cultura da imoralidade”, disse Dan Gainor, do Culture and Media Institute.
Verhoeven, entretanto, garantiu respeitar o que Jesus representa: ”Se você olha o homem, está claro que é uma pessoa completamente inovadora no campo da ética”.
Mesmo antes de ser produzido, o filme já tem lugar certo na lista de obras sobre Jesus que desagradam aos cristãos: “A vida de Brian” (Monty Python, 1979), “A última tentação de Cristo” (Martin Scorsese, em 1988), “Paixão de Cristo” (Mel Gibson, em 2004)…"
 
 
 



"Jesus poderia ter sido o produto de sua mãe ser estuprada por um soldado romano, que disse Verhoeven era comum na época, e que Jesus foi um profeta radical que realizou exorcismos e estava convencido de que iria encontrar o reino do Céu na Terra, e não sabia que ele seria condenado a morrer na cruz por Pôncio Pilatos. "

"Se você olhar para o homem, é claro que você tem uma pessoa que estava completamente inovador no campo da ética. Minha própria paixão por Jesus veio quando eu comecei a perceber isso. Não se trata de milagres, é sobre um novo conjunto de ética, uma abertura para o mundo, o que era um anátema em um mundo romano-dominado. Eu acredito que ele foi crucificado porque sentiram que, politicamente, ele era uma pessoa perigosa, cuja seguinte foi ficando maior e maior. Ideais de Jesus são sobre a utopia do comportamento humano, sobre como devemos tratar uns aos outros, como devemos entrar na pele de nosso inimigo. "

Com base no trabalho de estudiosos bíblico-Rudolph Bultmann, Raymond Brown, Jane Schaberg, e Robert Funk, entre outros, Paul Verhoeven cineasta Despe-se o mítico Jesus para revelar um homem que tem muito em comum com outros grandes líderes políticos de toda a história de seres humanos que acreditava que a mudança estava chegando em suas vidas. Foi-se o Jesus dos milagres, foi o filho de Deus, foi o tecelão de parábolas misteriosas cujos significados são obscuros. Em seu lugar Verhoeven nos dá a sua visão de Jesus como um homem completo, alguém que foi alterada por eventos, o líder de um movimento político, e, talvez mais importante, alguém que, em seus discursos e declarações, introduziu uma nova ética em que o abraço de contradições humanas transcende a mecânica do valor e mérito que havia definido o mundo material antes de Jesus. "Os romanos viu [Jesus] como um rebelde, o que hoje é muitas vezes chamado de terrorista. É muito provável que havia 'Wanted' posters dele sobre os portões de Jerusalém. Ele era perigoso, porque ele estava proclamando o Reino dos Céus, mas este não era o Reino dos Céus como pensamos agora, alguma coisa espectral no futuro, até no céu. Para Jesus, o Reino do Céu era uma coisa muito tangível. Algo que já estava presente na Terra, no mesma forma que Che Guevara proclamou o marxismo como o advento da mudança do mundo. Se você fosse governantes totalitários, correndo uma ocupação como os romanos, este foi falar preocupante, e que foi por isso que Jesus foi morto. " -Paul Verhoeven, de perfil por Mark Jacobson, em New York Magazine

Sem comentários:

Enviar um comentário