terça-feira, fevereiro 26, 2013

OS AMIGOS DA SEVERA




Certo dia, o dono desta típica tasca, na Rua do Capelão - Mouraria em Lisboa, em frente à casa onde cresceu e viveu a fadista Severa, debateu-se com dois clientes já bastante bẽbados. que perguntavam se as follas de parra que decoravam o balcão era marijuana.
Pois o dito Senhor confirmou e um dos destes clientes enrolou o "produto" e fez um "charro". desta feita, ocorreu ao companheiro roubaro suposto "charro" como um "chico esperto", meteu.o no bolso e dirigiu-se a casa.
No dia seguinte, enquanto este dormia, a muller resolveu procurar algum dinheiro. no bolso das calças do marido e deparou com o suposto "charro", imediatamente começou a chamar-lhe drogado, quando afinal era um cigarro feito de folhas secas de parras.
Constato que é necessaŕio ser um ladrão mais inteligente.


Maria Severa Onofriana (Lisboa, 1820Lisboa, 30 de Novembro de 1846) foi uma cantora portuguesa de fado, considerada a mítica fundadora do fado, caracterizada pelos seus fados lisboetas. A Severa nasceu em Lisboa, no Bairro da Mouraria, em 1820. Era filha de Severo Manuel e Ana Gertrudes. A sua mãe era proprietária de uma taberna e tinha por alcunha "A Barbuda", devido à barba que tinha na cara. A Severa era uma prostituta alta e graciosa, que cantava o fado (especialmente numa taberna da Rua do Capelão). Teve vários amantes conhecidos, entre eles o Conde de Vimioso (Dom Francisco de Paula Portugal e Castro) que, segundo a lenda, era enfeitiçado pela forma como cantava e tocava guitarra, levando-a frequentemente à tourada.
Morreu de tuberculose a 30 de Novembro de 1846 na rua do Capelão, na Mouraria, em Lisboa, tendo sido sepultada no cemitério do Alto de S. João numa vala comum.
A sua fama ficou a dever-se em grande parte a Júlio Dantas cuja novela "A Severa" viria a originar uma peça levada à cena em 1901, bem como ao primeiro filme sonoro português realizado por Leitão de Barros em 1931. No filme Fados do realizador espanhol Carlos Saura ela é representada pela fadista Cuca Roseta.),
Pegámos na definição lata da expressão que actua como tema a ser incorporado no trabalho como a propriedade pública ou antes, o colectivo público. Foi Maria Severa, reza a lenda, que trouxe o fado às ruas, e é aqui que decidimos pegar para o nosso trabalho. Severa, do qual não existe nenhum registo de voz, diz-se ter sido a primeira pessoa a cantar os fados na rua e a elevar os seus problemas representando o povo, e a razão pela qual o fado se propagou até ao nível de entidade nacional que hoje é.A cena retratada procura ser uma recriação de um quadro de Malhoa, o quadro da Severa e num plano procurámos recriá-lo num registo mais contemporâneo, a ponto de suscitar um exercício de rememoração no espectador.















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