Um grupo de médicos encontrou a resposta para um dilema que incomoda os passageiros aéreos desde que o avião foi inventado: soltar gases durante o voo.
O resultado foi uma profunda revisão da literatura científica sobre flatulência, olhando para questões sobre o por que os gases das mulheres têm cheiro pior que os dos homens (sim), o que causa o odor (enxofre) e qual é a média diária de gases eliminada por uma pessoa (10).
O principal, segundo o estudo publicado na Nova Zelândia, é que os passageiros deveriam ignorar o constrangimento e “libertarem-se sem problemas”.
“Segurar gases significa incovenientes para o indivíduo, como desconforto e até dor, inchaço e dispepsia (indigestão), só para listar alguns sintomas abdominais”, revelou o estudo.
“Além disso,os problemas causados pela concentração para manter o controlo pode resultar em subsequente stress”.
Por outro lado, os pesquisadores disseram que a tripulação enfrenta uma situação de perda total. ”Se o piloto segura os gases, todas as consequências previamente mencionadas, incluindo problemas de concentração, podem afetar as suas habilidades para conduzir o avião”, disseram os pesquisadores. ”Contudo, se ele soltar os gases, o seu copiloto será afetado pelo odor, o que também reduz a segurança no voo”.
Eles notaram, contudo, que o tecido que cobre os assentos da classe económica absorve cerca de 50% dos odores porque são permeáveis ao gás, ao contrário dos assentos de pele da primeira classe.
Os cientistas sugeriram que as companhias aéreas melhorem essas propriedades de absorção dos odores nos assentos e ofereçam cobertores e calças para que os passageiros possam minimizar os efeitos da flatulência nas alturas.
“Nós propomos humildemente que carvão ativado, seja colocado nos assentos, já que é um material capaz de neutralizar o odor”, disseram.
“Além disso, o carvão ativado pode ser usado em calças e cobertores para potencializar o efeito”.
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