sábado, dezembro 01, 2012

Pessoas alcoolizadas têm mais probabillidades de saírem vivas de acidentes



Um curioso estudo realizado por pesquisadores da University of Illionis, em Chicago, nos EUA, estabeleceu uma relação entre as probabilidades de sobrevivência de pessoas que se magoam e o nível de álcool no sangue. Ou seja, se estiver bêbado(a) e levar uma facada durante uma briga de bar, as probabilidades de você sair vivo dessa enrascada são maiores do que se estivesse sóbrio.
A pesquisa foi feita a partir dos dados de mais de 190 mil pacientes tratados em hospitais de emergência do estado de Illionis entre 1995 e 2009. Foram identificados os tipos de acidentes sofridos por essas pessoas, bem como o nível de álcool presente no sangue (de 0 a 0,5, sendo 0,35 um nível bastante alto) de cada uma delas e o índice de recuperação.
Com exceção dos acidentes por queimaduras, foi constatado que quanto mais álcool havia no sangue de um paciente, mais chances ele tinha de ficar bem. Para Lee Friedman, autor do estudo, as vítimas de arma de fogo e pessoas que foram esfaqueadas são as que mais beneficiam do suposto efeito protetor do álcool.
Acidentes de automóvel
Diferente do que alguns imaginam, as pessoas alcoolizadas não se magoam menos durante um acidente de automóvel. O que acontece, segundo o pesquisador, é o mesmo processo de recuperação rápida vista nos demais casos. Sendo assim, se duas pessoas sofrem um acidente e se machucam de forma semelhante, aquela que estiver sóbria têm mais chances de morrer.
“Não morre pelo ferimento em si, morre pela resposta fisiológica subsequente, como inflamações e a perda de fluidos. Se levar um tiro, não é o buraco que te mata”, afirmou Friedman.
Mas, álcool “faz bem”? Não é bem assim… Os motivos que levariam o álcool a acelerar a recuperação de feridos e proteger o corpo em caso de acidentes ainda não foram identificados. No entanto, o pesquisador garante que a intenção não é incentivar o consumo de bebidas alcoólicas ou tentar negar o fato de que as pessoas estão mais seguras depois de duas garrafas de vodka. “Estar alcoolizado, mesmo que pouco, está ligado a um maior risco de se magoar”, afirmou.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário