domingo, fevereiro 06, 2011

7 DE FEVEREIRO - CELEBRAÇÃO DAS CINCO CHAGAS DO SENHOR E O MEU DIA DE ANIVERSÁRIO

Aqui há uns anos a minha mãe disse com alguma seriedade que eu tinha nascido no dia das chagas do Senhor. Por esse motivo iria sofrer o resto da vida e que as concretizações dos meus objectivos seriam muito difíceis de concretizar, comparativamente ao das restantes pessoas.

Na altura, como facilmente se pode adivinhar, fiquei "contentíssima", ri-me e respondi-lhe que sofria de igual modo que os restantes mortais.

Aproximando o meu dia de aniversário, pesquisei um pouco sobre a celebração religiosa das ditas chagas e o que representavam.

Após demorada pesquisa descobri que a festa das Cinco Chagas do Senhor celebra a expressão da salvação em Cristo, remédio para a Humanidade, que sofreu por nosso Amor; As feridas que Senhor teve na paixão e morte, revela-as aos Apóstolos, após a Ressurreição, nomeadamente, a Tomé que ainda não acreditavam. Alguns santos receberam-nas, como sinal de graça, em estigmas na própria vida. São utilizadas na bandeira portuguesa testemunho de fé dos portugueses.

Descobri igualmente que no Martirológio Romano, livro litúrgico oficial da Igreja, lê-se no dia 13 de Fevereiro o seguinte: «A Festa das Cinco Chagas de Nosso Senhor, as quais o reino de Portugal escolheu desde os seus princípios para insígnia real».

E no Breviário, livro igualmente oficial da Igreja, lê-se no próprio de Portugal a nota explicativa que vem no princípio do ofício em honra das Cinco Chagas do Senhor, agora mudada para o dia 7 de Fevereiro:

«O culto das Cinco Chagas do Senhor, isto é, as feridas que Cristo recebeu na Cruz e manifestou aos Apóstolos depois da ressurreição, foi sempre uma devoção muito viva entre os portugueses desde o começo da nacionalidade... Os Lusíadas sintetizam (I, 7) o simbolismo que tradicionalmente relaciona as armas da bandeira nacional com as Chagas de Cristo».

O grande impulsionador da devoção às Chagas do Senhor foi S. Bernardo, que, como sabemos, era primo do nosso primeiro rei D. Afonso Henriques. Tendo mandado para Portugal os seus monges para o Mosteiro de Alcobaça, dali se propagou por todo o Pais esta devoção tão radicada na alma portuguesa. As 5 Chagas de Cristo, impressas na bandeira nacional até aos dias de hoje, o que a torna sagrada, presidiram e presidem a todos os acontecimentos da Pátria, quer os de desventura para lhes dar esperança, quer os de glória para nos incitar à acção de graças.

Jesus teria dito: «O Meu Pai compraz-se no oferecimento das minhas Santas Chagas... Oferecer-lhas é oferecer-lhe a Sua Glória, é oferecer o Céu ao Céu; as minhas Chagas sustêm o mundo; das minhas Chagas saem frutos de santidade; as minhas Chagas repararão as vossas: em qualquer desgosto, qualquer sofrimento, recorrei logo às minhas Chagas que a dor será suavizada; deve-se recorrer às minhas Chagas em favor dos doentes; oferece-mas muitas vezes pelos pecadores, porque eu tenho fome das almas. O pecador que disser a oração seguinte: “Pai Eterno, eu Vos ofereço as Chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo para curar as chagas das nossas almas» - obterá a sua conversão. As Santas Chagas são o tesouro dos tesouros para as almas do purgatório; é necessário recorrer sem cessar às minhas Chagas para o triunfo da Igreja; concederei tudo o que me pedirem pela invocação das minhas Santas Chagas.


As invocações são estas:


«PAI ETERNO, EU VOS OFEREÇO AS CHAGAS DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO PARA CURAR AS CHAGAS DAS NOSSAS ALMAS»; e «MEU JESUS, PERDÃO E MISERICÓRDIA PELOS MÉRITOS DAS VOSSAS SANTAS CHAGAS».


Segundo a informação encontrada, não me parece plausível a teoria da ampliação do meu sofrimento por ter nascido no dia 7 e Fevereiro, pelo contrário, existem grandes probabilidades que Jesus me conceda o seu perdão à minha desvairada alma.


3 comentários:

  1. sim sim vai contando com isso vai!

    ResponderEliminar
  2. ahahahaahahahahahahahahah! aliás vou esperar deitada!

    ResponderEliminar
  3. O fato de nascer nessa circunstância, creio eu, é sinal de bênçãos. O sofrimento, por sua vez, faz parte de nossa condição humana. Importa não se perder neles. Conte sim com o auxílio de Deus e invoque confiante o valor dessas Santíssimas Chagas.

    ResponderEliminar