UM VELHO DE 73 ANOS, UMA FILHA GAGA. PAI E FILHA VIVEM NA TRANQUILIDADE DA PROVÍNCIA.
UM DIA ALVIN, RECEBE UMA CHAMADA COM MÁS NOTÍCIAS. O IRMÃO TEVE UM ENFARTE. NÃO SE FALAM HÁ MAIS DE 20 ANOS.
DECIDE IR VER O IRMÃO, NO VELHO CORTADOR DE RELVA, PERCORRENDO MAIS DE 500 KM. A FILHA PREOCUPA-SE, MAS ALVIN ESTÁ DETERMINADO E FAZ-SE À ESTRADA.
DE ENCONTROS E OBSTÁCULOS, COMPRA UMA TENAZ, O QUE PROVOCA QUASE UMA CRISE EXISTENCIAL AO VENDEDOR, QUE NÃO ENTENDE QUAL A UTILIDADE DE TAL OBJECTO.
CONSEGUE CHEGAR A CASA DO IRMÃO, NO RAIO DO CORTADOR DE RELVA, COM ATRELADO INCORPORADO. O (RE) ENCONTRO DÁ-SE COM CALMA E TRAQUILIDADE, COMO SE NUNCA SE TIVESSEM SEPARADO.
A DETERMINAÇÃO DE FAZER TAMANHA JORNADA PARA VISITAR O IRMÃO, COM QUEM NÃO FALAVA HÁ MAIS DE 20 ANOS E DE TODAS AS DIFICULDADES A QUE SE EXPÕE, TOCA-ME NA ALMA.
EU ESTIVE 1 ANO SEM FALAR COM A MINHA IRMÃ E NÃO TEMOS 70 ANOS E ISSO FAZ-ME QUESTIONAR SE VALERÁ A PENA!? O DISTANCIAMENTO TEMPORÁRIO PODE SER JUSTIFICADO, MAS CORTAR RELAÇÕES PERTURBA-ME, E FOI APENAS UM ANO.
A RECONCILIAÇÃO NÃO FOI FÁCIL, NEM TRANQUILA, COMO O FILME TRANSPARECE, E TALVEZ NUNCA SEJA, EMBORA ESTEJA CONVENCIDA QUE APESAR DAS DIFERENÇAS, QUE NOS AFASTAM E QUE NOS FAZEM ENTRAR EM CHOQUE, NOS POSSAMOS ACEITAR UMA A OUTRA, PORQUE DE FACTO SOMOS DIFERENTES, COMO TODOS, SENDO IRMÃO OU NÃO.
IRMÃS, MAS EU SOU A CÉLIA JOÃO E TU MINHA QUERIDA E AMADA IRMÃ, ÉS A CARLA SOFIA.
SÓ UMA PEQUENA RESSALVA DE UM DIÁLOGO DO PERSONAGEM DO FILME:
"O PIOR DE SER VELHO, É LEMBRARMO-NOS DE QUANDO ERAMOS NOVOS. NÃO VEJO NENHUMA VANTAGEM EM SER COXO!"
O ACTOR PRINCIPAL (QUE INTERPRETA O PAPEL DE ALVIN), SUICIDOU-SE DEPOIS DE ACABAR O FILME! NÃO FAÇO UMA PEQUENA IDEIA DA RAZÃO QUE O LEVOU A FAZER TAL COISA.
quinta-feira, dezembro 04, 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário