quinta-feira, fevereiro 28, 2013

LISBON OLD TOWN HOSTAL



Aberto desde Novembro de 2007, o Lisbon Old Town Hostel possui 10 quartos e 58 camas e está situado junto à Igreja do Chagas e do Elevador da Bica, num edifício pombalino construído em 1820, no qualesteve sediado o Consulado Britânico durante a II Guerra Mundial.
Originalmente construído para tornar-se residência oficial do embaixador suíço no início do século XVIII o palácio deste período, passou a ser hostel!



Fugida de casa no Intendente, numa manhã de chuva, apenas com uma mochila e o meu portátil, descobri o Hostal mais barato da cidade.


Cheguei encharcada como um pinto, nervosa e medrosa, com o objetivo de sentir-me o mais protegida possível. Efectuei a reserva na Farmácia Silva Pinto, onde trabalha a minha amiga Sónia, esclarecendo que estava a ser vítima de violência doméstica e ameaçada de morte pelo meu inquilino, que para além de ser dealer, não pagava o aluguel do quarto, nem as contas devidas.


Naquela Quinta-Feira dormi como não dormia há dois meses.


Na sexta-Feira comprei uma garrafa de moscatel, que bebi quase até ao final, na varandinha do Hostal.


Pouco tempo passou e conheci o Mad Men, que se encontrava igualmente hospedado no Hostal. Depressa nos tornamos "amigos", enquanto fumávamos na dita varanda.


Pelo o Hostal, passeava-se um dito Alexandre, que afirmava ás quatros paredes, que estava a estudava para ser cozinheiro em Oeiras. Não tinha dentes, cozinhava mal, era bastante desagradável e tinha a mania de engatar, da pior forma possível, todas as raparigas que estavam no Hostal.


Certo dia, imediatamente ao primeiro fim de semana, uma suíça, cujo nome não me recordo, pediu-me para estar presente na sala de jantar enquanto comiam com o dito "engatador sem dentes".Mad Men estava como sempre a costurar o seu casaco preto, enquanto eu apreciava o "teatro" gratuito. 
 

Estou há mais de dois meses, conheci muita gente (fresh meat, como costumo dizer quando chega alguém novo. Aliás, estou hospedada há tanto tempo , que os que chegam  ao Hostal pensam que trabalho aqui (suponho que sentem que estou muito familiarizada com o espaço e com o staff).
Passei aqui a passagem de ano, o meu aniversário e o carnaval, e se me tivessem deixado, teria passado aqui o Natal.


Conheci aqui a Kristina, uma alemã de origem romena ( que rapidamente nos tornamos amigas), conheci o Chris alemão, que numa mais deu sinais de vida, dois Franceses, que me salvaram a vida na mudança das minhas quinquelhisses (que enchiam um carro), e o Senhor Zé, que fez o grande favor, apesar de estar um pouco aborrecido, porque era muita coisa).

Há dois dias, apareceu aí um maluco alemão, que se passeou por aí de manta ( que fazia lembrar a farpela de cristo) e com um gorro posto, dizendo que assim absorvia melhor o calor no cérebro.

Com o pessoal que trabalha no Hostal “ganhei “uma nova família. A Ina é fantástica que tem muita piada e é boa amiga. A sara é uma querida e também boa amiga. O Chris é também boa pessoa e muito responsável. A Agné é simpática. A Vanessa e a Nilza são muito compreensivas. O João e o Senhor José são inacreditáveis.  

Sem comentários:

Enviar um comentário