quarta-feira, março 30, 2011

Mulheres unidas contra os piropos



Estão a surgir vários grupos de mulheres com o objectivo de combater todo o tipo de assédio nas ruas – desde os piropos e assobios às ofensas físicas mais sérias. Estas activistas e defendem que as mulheres estão desprotegidas na rua.

Uma das iniciativas partiu da britânica Vicky Simister, que fundou o Anti-Street Harassment UK (‘Grã-Bretanha contra o assédio nas ruas’, em tradução livre) depois de ter sido perseguida nas ruas de Londres por um grupo de homens que se insinuou sexualmente.
Enquanto isso o grupo internacional Hollaback! está a incentivar as vítimas dos piropos indesejados em todo o mundo a contar as suas histórias na internet e a identificar os locais onde ocorreram. Algumas chegam a publicar online fotos dos homens em questão.
Por outro lado, o site Stopstreetharassment.com (‘Chega de assédio nas ruas’), sugere que organizações obtenham dados sobre as ocorrências para, então, pensar como agir.
As activistas alegam que é difícil distinguir entre os homens que se limitam aos assobios e os que podem evoluir para a violência sexual.
In Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário