sábado, maio 23, 2009

O que me apraz comentar sobre a gay pride alcobacense

A Isaura (mãe do Viriato) assitiu a todas as actividades da gay pride em Alcobaça, que decorreu no Mercoalcoa no sábado passado (quando escrevi este texto). Acompanhada pela Deosinda (personagem que não sendo tão pitoresca como ela, a parelha provoca o impacto de uma pincelada irónica.
Cedo ouviram a palestra dada pelo Carlos Castro e participaram em todas as actividades que o programa da festa gay proporcionava.
Um dia e pela noite dentro, só saíram ás 2 da madrugada.
Um encontro de orgulho gay que facilmente se contavam os ditos pelos dedos de uma só mão. De resto, a família Peças, excluíndo o Luís, que é gay não deu à costa.
Não mais de 100 pessoas assitiram ao show travesti, curto, em parâmetros normais, de mil shows travesti que já assisti. Diga-se em seu benefício que coordenavam, articulando a boca no momento certo, sem falhas perceptíveis. Dançaram bem, no entanto disseram adeus demasiado cedo.
De imediato se instalaram os DJ's e fiquei sem saber se haveriam mais espectáculos. Alguém me disse que a seguir um gay Alcobacense ia apresentar uma peça de Teatro. Tardou, mas apareceu dentro de um carro, um gajo vestido de velha, carregando uma caixa de um portátil na mão. Foi subindo ao palco e comentava que tinha um encontro marcado, ali mesmo (no palco), com o filho que já não via há 30 anos.
Vindo do nada, eis que surge uma pessoa atrás de uma cortina castanha. Devagarinho, a cortina vai andando até ser largada no chão.
Um homem de bigode, de casaco com pelo creme, de barrete à "pexim" enfiado pela cabeça a baixo, com a testa e o nariz coberto, pelo que fazia parecer aquela fita cola grossa, tipo industrial. Saia curta, de pernas ornamentadas por tiras de lã branca vislumbra-se aos nossos olhares incrédulos.
Meneava-se desajeitadamente ao som de uma música que já não me recordo, despe o casaco, puxa as tiras de lã e continua a balançar o corpo, que fazia lembrar uma stiper em fim de carreira. Finda a música, finda o show.
Tendo sido, provavelmente o pior espectáculo a que já assiti, rapidamenteme rendi a gargalhadas sonoras, espreitando a reacção da Marla, que nem ria, nem falava, expremindo na cara apenas a sua incredibilidade.
Foi tão mau, que posteriormente reconheci que foi o melhor da festa.
Voltam os DJ's e para finalizar o programa de palco, surge o Chico Peças a cantar músicas do Elvis Preseley.
Pensei: "O melhor da festa já aconteceu." e num movimento repentino, sentado, vejo o único travesti que se apresentou no recinto. Aproximo-me na tentativa de registar para a posteridade umas fotografias à socapa. O João falou com ele/ela e foi possivel registar inúmeras fotos da levina Ferreirinha com poses deliciosas.
A conversa começou: "De onde és?", "O que fazes na vida?", "Queres ir lá a baixo beber um copo?" A querida amiga foi respondendo vagamente e declinou o convite pelo motivo de estar vestida de mulher, receando "destoar" noutros contextos.
Perguntou-me para que queria as fotos: "Para pôr no hi5?", dei-lhe o endereço do meu blog, que já visitou e deixou comentário.
Qunado me apercebi, a Levina Ferreirinha estava a conversar com o meu pai, rindo-me para dentro, chega o momento da despedida. Deu-me dois beijos e sem mais demoras "espetou" também dois beijos ao meu pai, que comentou à saída: "Olha "quisto", agora deu-me dois beijos! Isto aqui é só gajas boas!!!!"
Delicioso, magnifico e com muitas gargalhadas!!!!!!
Para terminar, aos olhos de quem lê: "...um beijo especial para quem te acompanhava...", deixa a impressão inevitável que a querida Levina não se importava de "dar uma voltinha" com o meu pai.
Também adoro a expressão: "... amizade feminina!"

2 comentários:

  1. Nunca imaginaria que Alcobaça pudesse chegar ao ponto de acolher uma festa gay. Há boas surpresas no mundo conservador. Hiperconservador. Mas pela tua descrição a festa foi algo morna...conservadora talvez?

    ResponderEliminar
  2. Célia, não posso deixar de o dizer...este teu blog tem requintes, pá!!! Ando a segui-lo regularmente...isto é a minha telenovela!! Bem-haja, Gaja! Um Abraço

    ResponderEliminar