quinta-feira, julho 28, 2011

RECADO DA MINHA MÃE SOBRE O COELHO


Célia,

diz à Silva que é um coelho caseiro, que a minha irmã Júlia me deu.

Só que veio vivo e como sabes tive que pedir para o arranjarem, devido a eu estar impossibilitada da mão direita, só que a pessoa cortou como entendeu, aos bocadinhos (não gostei, como sabes), mas agora não é possível voltar atrás.

Façam o melhor que conseguirem.

Maria Emília 

quarta-feira, julho 27, 2011

ANDAR À TOA


Significado: Andar sem destino, despreocupado, passando o tempo

Origem: Toa é a corda com que uma embarcação reboca a outra. 
Um navio que está à toa, é o que não tem leme, nem rumo, indo para onde o navio o rebocar determinar.

México pede para a população engolir as pastilhas elásticas


O México está em “guerra” para tentar limpar as suas calçadas das chicletes que são atiradas diariamente ao chão pelos seus próprios cidadãos. Cada metro quadrado das calçadas da capital do país contém, em média, 70 chicletes usadas.
Além dos caros e sofisticados sistemas de limpeza à base de vapor que dissolvem a goma, o responsável pela “guerra” contra as pastilhas elásticas está a pedir aos seus cidadãos que engulam o produto.
O director da Cidade do México para a conservação dos espaços públicos, Ricardo Jaral, disse que lamenta que os resíduos de pastilhas elásticas usadas tirem o brilho das calçadas e da praça principal do centro histórico da Cidade do México.
A administração da capital mexicana comprou máquinas alemãs que limpam as calçadas usando vapor e detergentes químicos. Além disso, foi lançada uma campanha para alertar a população sobre a gravidade do problema.
“Quando terminar de mastigar a chiclete, o utilizador deve envolvê-la num papel e colocar no lixo. É a única opção que existe, caso contrário deve engoli-la”, disse Jaral. “Eu sempre engoli as pastilhas elásticas e nunca me fizeram mal”.

Sexo com preservativo é motivo de anulação de casamento!



A Justiça da Itália decidiu que fazer sexo com preservativo pode ser utilizado como motivo para anular o casamento, de acordo com reportagem do jornal italiano ”Il Messaggero”.
O Supremo Tribunal de Justiça do país ratificou uma decisão do Vaticano, que, em 2005, anulou o casamento de um casal identificado como Fabio N. e Elizabeth T., porque eles fizeram sexo seguro.
O Supremo Tribunal negou provimento ao recurso de Elizabeth, que contestava a anulação do seu casamento com Fabio.
Segundo a mulher, eles tinham feito sexo protegido para evitar que o marido, que sofre da “Síndrome de Reiter”, transmitisse a doença a um futuro filho.
Mas, para a Igreja, as práticas que excluem a procriação podem invalidar o casamento religioso.
Mas, para Elizabeth, este ponto de vista ”contrasta com a protecção da saúde tanto da mulher quanto da criança”.

É proibido beijar junto a estação de comboios inglesa




Autoridades inglesas recorreram a cartazes com a mensagem “proibido beijar” para tentar evitar atrasos numa estação de comboios de Warrington, na Inglaterra. As placas foram colocadas no local onde normalmente são deixados os passageiros e onde se prolongam as despedidas.
De acordo com a agência AP, aqueles que deixam os viajantes na estação ferroviária de Warrington Bank Quay acabam por bloquear o caminho com os seus veículos durante as despedidas. O objectivo é fazer com que aqueles que se queiram demorar mais nos beijos e abraços, paguem para estacionar os carros em algum outro local próximo.

Rede internacional de hotéis adota patrulhas antir-ressono




Os hóspedes da cadeia internacional de hotéis Crowne Plaza poderão dormir mais tranquilos depois da adoção das “patrulhas anti-ressono” e de “quartos de absorção do ressonar” numa série de cidades do mundo.
O Crowne Plaza está a testar os primeiros quartos “que absorvem os roncos” em dez hotéis na Europa e no Oriente Médio, e seis filiais na Grã-Bretanha implementaram “patrulhas anti-ressono” este mês na tentativa de combater o barulho ao dormir.
Pelos corredores dos hotéis Crowne Plaza nas cidades de Londres, Leeds e Manchester, nas zonas estabelecidas como silenciosas, circulam “monitores anti-ressono” . O trabalho deles consiste em ouvir barulhos “ofensivos” e bater à porta dos hóspedes que ressonam muito alto.
“Temos zonas silenciosas em dois andares do hotel. Como monitora do ressonar, faço caminhadas pelo andar a fim de verificar incómodos de barulho, prestando atenção especial aos quartos da zona silenciosa”, disse Laura Simpson, monitora do hotel Crowne Plaza em Leeds, no norte da Inglaterra.

METER A MÃO NO FOGO


Significado: Jurar pela inocência de alguém

Origem: A expressão tem origem na prova de fogo, durante a Idade Média, para saber se o acusado dizia a verdade ou não.
Quem alegava inocência, submetia-se a segurar uma barra de ferroo em brasa e a caminhar com ela na mão.
Existia a crença de que, se fosse inocente, Deus curava a queimaduras em três dias.


É DE SE TIRAR O CHAPÉU

Significado: Muito bom

Origem: Foi com o Rei Luís XIV, que França disciplinou as saudações com o chapéu.
Os cumprimentos podiam ser feitos de várias maneiras, dependendo da importância social de quem era saudado.
O Rei ordenava que o chapéu fosse tirado em ocasiões especiais. Assim os Portugueses, que trouxeram a novidade, viviam perguntando se a ocasião era de "tirar o chapéu". 

morcheeba - "the sea"

CONCELHO



"Digo sempre à Amy Winehouse e ao Pete Doherty para só se drogarem nos tempos livres!"

Keith Richards


E, acrescento, que não fosse aos kilos! Vá que fossem umas gramas valentes.




Morcheeba - Rome Wasn't Built In A Day

terça-feira, julho 26, 2011

JURO DE PÉS JUNTOS:


A expressão surgiu através das torturas executadas pela Santa Inquisição, as quais o acusado de heresias tinha as mãos e os pés amarrados (juntos) e era torturado para dizer nada além da verdade. Até hoje o termo é usado para expressar a veracidade de algo que uma pessoa diz.



ELES QUE SÃO BRANCOS QUE SE ENTENDAM

Esta foi das primeiras punições impostas aos racistas, ainda no século XVIII. Um mulato, capitão de regimento, teve uma discussão com um de seus comandados e queixou-se a seu superior, um oficial português. O capitão reivindicava a punição do soldado que o desrespeitara. Como resposta, ouviu do português a seguinte frase: “Vocês que são pardos, que se entendam”. O oficial ficou indignado e recorreu à instância superior, na pessoa de dom Luís de Vasconcelos (1742-1807), 12° vice-rei do Brasil. Ao tomar conhecimento dos factos, dom Luís mandou prender o oficial português que estranhou a atitude do vice-rei. Mas, dom Luís se explicou: Nós somos brancos, cá nos entendemos.

O PIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER VER


Em 1647, em Nimes, na França, na universidade local, o doutor Vicent de Paul D`Argenrt fez o primeiro transplante de córnea em um aldeão de nome Angel. Foi um sucesso da medicina da época, menos pra Angel, que assim que passou a enxergar ficou horrorizado com o mundo que via. Disse que o mundo que ele imagina era muito melhor. Pediu ao cirurgião que arrancasse seus olhos. O caso foi acabar no tribunal de Paris e no Vaticano. Angel ganhou a causa e entrou pra história como o cego que não quis ver.

OK


A expressão inglesa “OK” (okay), que é mundialmente conhecida pra significar algo que está tudo bem, e teve a sua origem na Guerra da Secessão, no EUA. Durante a guerra, quando os soldados voltavam para as bases sem nenhuma morte entre as tropas, escreviam numa placa “0 Killed” (nenhum morto), expressando a sua grande satisfação, daí surgiu o termo “OK”.



GUARDAR A SETE CHAVES

No século XIII, os Reis de Portugal adoptavam um sistema de arquivamento de jóias e documentos importantes da corte através de um baú que possuía quatro fechaduras, sendo que cada chave era distribuída a um alto funcionário do reino.
Portanto eram apenas quatro chaves. O número sete passou a ser utilizado devido ao valor místico atribuído a ele, desde a época das religiões primitivas. A partir daí começou-se a utilizar o termo “guardar a sete chaves” para designar algo muito bem guardado.



TIRAR O CAVALO DA CHUVA


No século XIX, quando uma visita iria ser breve, ela deixava o cavalo ao relento em frente à casa do anfitrião e se fosse demorar, colocava o cavalo nos fundos da casa, em um lugar protegido da chuva e do sol. Contudo, o convidado só poderia pôr o animal protegido da chuva se o anfitrião percebesse que a visita estava boa e dissesse: “pode tirar o cavalo da chuva”. Depois disso, a expressão passou a significar a desistência de alguma coisa.

PASSAR A MÃO PELA CABEÇA


Significado: Perdoar ou acobertar erro cometido por algum protegido.

Origem: Costume judaico de abençoar cristãos novos, passado a mão pela cabeça e descendo pela face, enquanto se pronunciava a bênção.

ONDE O JUDAS PERDEU AS BOTAS


Significado: Longe, distante, inacessível


Origem: Depois de trair Jesus e receber 30 dinheiros, Judas enforcou-se numa árvore. Estava descalço. Por isso, os soldados partiram à procura das botas de Judas, onde, provavelmente, estaria o dinheiro. Não sabemos se acharam ou não as botas e o dinheiro. Mas a expressão atravessou vinte séculos.





FEITO EM CIMA DO JOELHO


Significado: Trabalho com pouca qualidade, feito à pressa.


Origem: Os romanos empregavam escravos que faziam telhas usando como molde a própria coxa.
Conforme o tamanho da coxa de cada um, as telhas eram maiores ou mais pequenas.
Nasceu assim a expressão para designar um trabalho que não prima pela regularidade.



TER OUVIDOS DE TÍSICO


Significado: Ouvir muito bem.

Origem: Antes da II Guerra Mundial muitos jovens sofriam de uma doença denominada tísica, que corresponde à tuberculose. 
As pessoas que sofrem de tuberculose pulmonar tornam-se muito sensíveis, incluindo uma notável capacidade auditiva, daí a expressão. 


sábado, julho 23, 2011

Não sou nada ......


"Não sou nada. 
Nunca serei nada. 
Não posso querer ser nada. 
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo. 

Janelas do meu quarto, 
Do meu quarto de um dos milhões do mundo que ninguém sabe quem é 
(E se soubessem quem é, o que saberiam?), 
Dais para o mistério de uma rua cruzada constantemente por gente, 
Para uma rua inacessível a todos os pensamentos, 
Real, impossivelmente real, certa, desconhecidamente certa, 
Com o mistério das coisas por baixo das pedras e dos seres, 
Com a morte a pôr humidade nas paredes e cabelos brancos nos homens, 
Com o Destino a conduzir a carroça de tudo pela estrada de nada. 

Estou hoje vencido, como se soubesse a verdade. 
Estou hoje lúcido, como se estivesse para morrer, 
E não tivesse mais irmandade com as coisas 
Senão uma despedida, tornando-se esta casa e este lado da rua 
A fileira de carruagens de um comboio, e uma partida apitada 
De dentro da minha cabeça, 
E uma sacudidela dos meus nervos e um ranger de ossos na ida. 

Estou hoje perplexo como quem pensou e achou e esqueceu. 
Estou hoje dividido entre a lealdade que devo 
À Tabacaria do outro lado da rua, como coisa real por fora, 
E à sensação de que tudo é sonho, como coisa real por dentro."

Alvaro de Campos, Tabacaria (1928)






Pedras no meu caminho

"Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes,
Mas não esqueço de que a minha vida
É a maior empresa do mundo…
E que posso evitar que ela vá à falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver
Apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e
tornar-se um autor da própria história…
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar
Um oásis no recôndito da sua alma…
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um "Não"!!!
É ter segurança para receber uma crítica,
Mesmo que injusta…

Pedras no meu caminho?
Guardo todas. Um dia vou construir um castelo."

Fernando Pessoa



Para a Carla

É tudo mentira!
No entanto, o amor pelos amigos é, aparentemente, o que nos dá o sentido à vida, o que nos faz prosseguir neste caminho de pedras!
Apesar de ter dito que estavas a ser testada para amiga, facto que lamento actualmente, espero que guardes essa pedrinha e que saibas e sintas que serei tua amiga para sempre!

Célia João



quarta-feira, julho 20, 2011

as minhas teses ao longo da vida



EXPLORAÇÃO ECONÓMICA E ADMINISTRATIVA DOS COUTOS DE ALCOBAÇA - 1997


SEXUALIDADE NA TERCEIRA IDADE UM ESTUDO COMPARATIVO -2011


TRABALHO NOCTURNO DOS CANTONEIROS DE LISBOA - 2005


Psicopatologia e personalidade em clientes de prostitutas: um estudo comparativo - 2001

terça-feira, julho 19, 2011

Mãe é Mãe (por Luis Fernando Veríssimo)

"Mãe: Alô?
Filha: Mãe? Posso deixar os meninos contigo hoje à noite?
Mãe: Vai sair?
Filha: Vou.
Mãe: Com quem?
Filha: Com um amigo.
Mãe: Não entendo porque você se separou do teu marido, um homem tão bom…
Filha: Mãe! Eu não me separei dele! ELE que se separou de mim!
Mãe: É. Você me perde o marido e agora fica saindo por aí com qualquer um…
Filha: Eu não saio por aí com qualquer um. Posso deixar os meninos?
Mãe: Eu nunca deixei vocês com a minha mãe, para sair com um homem que não fosse teu pai!
Filha: Eu sei, mãe. Tem muita coisa que você fez que eu não faço!
Mãe: O que você tá querendo dizer?
Filha: Nada! Só quero saber se posso deixar os meninos.
Mãe: Vai passar a noite com o outro? E se teu marido ficar sabendo?
Filha: Meu ex-marido!! Não acho que vai ligar muito, não deve ter dormido uma noite sozinho desde a separação!
Mãe: Então você VAI dormir com o vagabundo!
Filha: Não é um vagabundo!!!
Mãe: Um homem que fica saindo com uma divorciada com filhos só pode ser um vagabundo, um aproveitador!
Filha: Não vou discutir, mãe. Deixo os meninos ou não?
Mãe: Coitados… Com uma mãe assim…
Filha: Assim como?
Mãe: Irresponsável! Inconseqüente! Por isso teu marido te deixou!
Filha: CHEGA!!!
Mãe: Ainda por cima grita comigo! Aposto que com o vagabundo que tá saindo contigo você não grita.
Filha: Agora tá preocupada com o vagabundo?
Mãe: Eu não disse que era vagabundo!? Percebi de cara!
Filha: Tchau!!!
Mãe: Espera, não desliga! A que horas vai trazer os meninos?
Filha: Não vou. Não vou levar os meninos, também agora não vou mais sair.
Mãe: Não vai sair? Vai ficar em casa? E você acha o que, que o príncipe encantado vai bater na tua porta? Uma mulher na tua idade, com dois filhos, pensa que marido está assim fácil? Se deixar passar mais dois anos, aí sim que vai ficar sozinha a vida toda! Depois não vai dizer que não avisei! Eu acho um absurdo, na tua idade você ainda precisar que EU te empurre para sair!"