sábado, dezembro 01, 2012

Matemática pode mesmo dar dores de cabeça



" A matemática pode realmente dar dor de cabeça para quem não se dá muito bem com ela.
Pesquisadores da Universidade de Chicago deram alguns problemas matemáticos a 28 alunos – metade deles sofria de “ansiedade matemática” e outros não. Antes e durante os testes, os participantes tinham os cérebros monitorizados. E, entre os jovens ansiosos, que mais sofriam na hora de resolver as equações, havia um aumento nas atividades cerebrais associadas ao medo e à dor física.
“Matemática pode ser difícil e para aqueles com altos níveis de ansiedade matemática, ela associa-se à tensão, apreensão e medo”, diz a pesquisa. “O interessante é que esta relação não acontecia durante os testes, o que sugere que não é a matemática, em si, que causa dor física, mas sim a antecipação a ela”. Ou seja, era a apreensão que deixava os alunos com dor de cabeça, e não os exercícios propriamente ditos. Esta dor é semelhante à que os apaixonados sentem quando levam um fora.
Por mais que você ache matemática uma chatice sem fim, é melhor não sofrer por antecipação – ou então lá vem a dor física."

Estudante descobre na Internet que é acusado de homicídio



E se ao fazer uma pesquisa no Ggogle, pelo seu nome, descobri-se que era procurado pela polícia por ter cometido um homicídio? Pois, foi o que aconteceu a um estudante, Zachary Garcia, da Flórida, Estados Unidos. Ele fez uma pesquisa pelo seu nome na Internet e descobriu que estava a ser procurado pela polícia por homicídio!
A primeira reacção do jovem foi ligar para a mãe para comunicar o mal entendido. «Fiquei muito chocado quando vi a minha fotografia e o artigo a dizer que era acusado de homicídio», acrescentando «fiquei chateado porque alguém disse que eu tinha feito algo que não tinha feito», disse Zachary Garcia, citado pelo jornal «Huffington post».
Zachary Garcia contactou a polícia e descobriu que o verdadeiro assassino se chama Zachery Garcia, com “e”. Mas valeu para o susto, pois o jovem pensou que ia ser expulso da faculdade e perder o emprego.
A polícia local não quis comentar o caso. As imagens de Zachary multiplicaram-se no Google depois do ocorrido. O verdadeiro acusado continua desaparecido.

http://www.huffingtonpost.com/2010/12/01/zachary-garcia-googles-se_n_790388.html

Pessoas alcoolizadas têm mais probabillidades de saírem vivas de acidentes



Um curioso estudo realizado por pesquisadores da University of Illionis, em Chicago, nos EUA, estabeleceu uma relação entre as probabilidades de sobrevivência de pessoas que se magoam e o nível de álcool no sangue. Ou seja, se estiver bêbado(a) e levar uma facada durante uma briga de bar, as probabilidades de você sair vivo dessa enrascada são maiores do que se estivesse sóbrio.
A pesquisa foi feita a partir dos dados de mais de 190 mil pacientes tratados em hospitais de emergência do estado de Illionis entre 1995 e 2009. Foram identificados os tipos de acidentes sofridos por essas pessoas, bem como o nível de álcool presente no sangue (de 0 a 0,5, sendo 0,35 um nível bastante alto) de cada uma delas e o índice de recuperação.
Com exceção dos acidentes por queimaduras, foi constatado que quanto mais álcool havia no sangue de um paciente, mais chances ele tinha de ficar bem. Para Lee Friedman, autor do estudo, as vítimas de arma de fogo e pessoas que foram esfaqueadas são as que mais beneficiam do suposto efeito protetor do álcool.
Acidentes de automóvel
Diferente do que alguns imaginam, as pessoas alcoolizadas não se magoam menos durante um acidente de automóvel. O que acontece, segundo o pesquisador, é o mesmo processo de recuperação rápida vista nos demais casos. Sendo assim, se duas pessoas sofrem um acidente e se machucam de forma semelhante, aquela que estiver sóbria têm mais chances de morrer.
“Não morre pelo ferimento em si, morre pela resposta fisiológica subsequente, como inflamações e a perda de fluidos. Se levar um tiro, não é o buraco que te mata”, afirmou Friedman.
Mas, álcool “faz bem”? Não é bem assim… Os motivos que levariam o álcool a acelerar a recuperação de feridos e proteger o corpo em caso de acidentes ainda não foram identificados. No entanto, o pesquisador garante que a intenção não é incentivar o consumo de bebidas alcoólicas ou tentar negar o fato de que as pessoas estão mais seguras depois de duas garrafas de vodka. “Estar alcoolizado, mesmo que pouco, está ligado a um maior risco de se magoar”, afirmou.
 

Mentir deixa o nariz mais quente


"Carlo Collodi quase acertou quando escreveu a história de Pinóquio. O nariz, esse traidor, é realmente capaz de denunciar as suas mentiras. Mas, ao contrário da ficção, ele não cresce, só fica mais quente.
A culpa é do stress. Segundo a tese de doutoramento dos espanhóis Emilio Gómez Milán e Elvira Salazar López, da Universidade de Granada, quando os níveis de ansiedade aumentam, a temperatura do nariz sobe. E, para o arrefecer de novo é preciso fazer um grande esforço mental. Em homenagem ao desenho animado, os pesquisadores batizaram a descoberta de “Efeito Pinóquio”.
Mas não é só o nariz que denuncia a mentira. Quando nós mentimos, uma parte interna do músculo orbital do olho também aquece. Mas quando estamos sexualmente excitados, quem fica mais quentinho é nosso peito – e os órgãos sexuais também, claro.
Os pesquisadores chegaram a esta descoberta depois de analisar imagens do cérebro de alguns voluntários. Quando mentiam sobre sentimentos, o córtex insular alterava-se. “Esta área está envolvida com a deteção e regulação da temperatura corporal, então há uma relação negativa entre a atividade dessa estrutura e as mudanças na temperatura”, explica a pesquisa. “Quanto maior a atividade no córtex insular, menor será a troca de calor no corpo, e vice-versa”. Depois foi só confirmar a ideia com um exame “termográfico”, que mostra as variações de temperatura pelo corpo.
Quando duvidar de alguém, encoste o dedo na ponta do nariz da pessoa e veja se está mais quente. Se estiver, pronto, descobriu a mentira."

http://secretariageneral.ugr.es/pages/tablon/*/noticias-canal-ugr/2012/11/22/demuestran-el-aefecto-pinochoa-cuando-una-persona-miente-cambia-la-temperatura-de-la-punta-de-su-nariz

Mulher tenta asfixiar namorado com os seios



"Na cidade de Unna, na Alemanha, uma mulher de 33 anos é suspeita de tentar matar o namorado por asfixia. A «arma do crime» terão sido os seios.
Franziska Hansen (a suposta agressora) nega as acusações e diz que se tratava de uma brincadeira sexual, mas o noivo (agora ex) parece não ter gostado da brincadeira. O homem argumenta que, ao telefone, ela ter-lhe-á feito uma ameaça de morte, dizendo que lhe proporcionaria a «morte mais agradável possível». Tudo isto por ele pretendia acabar com o namoro.
“Ela estava sentada em cima de mim, nua, e eu estava a beijar-lhe os seios. De repente, ela agarrou a minha cabeça e apertou-a entre as mamas com toda a força”, contou Tim Schmidt, em declarações ao jornal alemão “De Bild”. A agressora, de 57 quilos tem uns seios cuja copa é tamanho “38DD”.
Em pleno tribunal, Tim Schmidt (a vítima), fez a descrição da alegada cena do crime, explicando ao juiz que«Não podia respirar, pensei mesmo que ia morrer».
O homem terá dito ainda em sede de julgamento que, quando conseguiu «soltar-se», fugiu, todo nu, para casa de um vizinho."

CML oferece as despedidas de solteiro aos noivos de Santo António



Por maxi

"Foi numa atmosfera seleccionado dos bares do Intendente que António Costa recebeu os noivos de santo António deste ano. A despedida de solteiro foi mais um extra que a CML ofereceu aos noivos nestes tempos de crise. Cada noivo tinha direito a Bejecas à descrição, uma garrafa de whisky VAT 69 e um table dance. Horácio um dos noivos contemplados afirmou que “o Sr. Presidente domina à zona tanto os bares como as gajas e não me divertia tanto desde do tempo em que havia putas no Monsanto”.

Pressionado pelo FMI, Santo António anuncia medidas para os Santos Populares



Por Sérgio Mak Costa

"Santo António, o ainda responsável pela tutela dos Santos Populares em Lisboa, não quis esperar para se reunir com Passos Coelho para avançar com um plano de contingência, de acordo com as directrizes da troika.
“São muitos anos a pregar”, avançou o padroeiro, “não vai ser um menino de Massamá que me vai ensinar. E, para tratar de meninos, já me basta o que tenho ao colo”. Num comunicado à imprensa, distribuído em versão quadra de manjerico, Santo António divulgou algumas das medidas, que passam por um corte de três marchantes em cada bairro, começando pelos que não têm dentição completa. Refira-se também que a utilização de padrinhos foleiros sofrerá uma agravante financeira, que será máxima no caso da escolha recair sobre a Maya. As sardinhas e as febras de serviço nesse período não receberão horas extraordinárias, mas haverá uma redução de efectivas no pão. Ao nível de “tostõezinhos para o Santo António”, este recomenda que, antes de ser concedido o crédito à criança que faz o pedido, deve ser pedido um histórico bancário da mesma e um projecto sólido da aplicação do capital a conceder. Questionado sobre a possibilidade de Paulo Portas poder ser o seu sucessor no cargo, Santo António foi parco em palavras “Para tratar disto tudo não basta ir às feiras e ser popular, é preciso ter a careca no sítio certo”.

Funcionários públicos obrigados a realizar teste de Índice de Massa Corporal

 
 
Por Paulo Simões

"De acordo com as indicações de Vítor Gaspar, o Governo prepara-se para enviar para aprovação no Parlamento uma nova lei aplicável a todos os funcionários públicos em actividade.
A lei, que prevê coimas graves para quem não a cumpra, torna obrigatória a realização de um teste que calcula o índice de massa corporal de cada trabalhador do Estado, com uma periodicidade ainda a estabelecer após conversações com os sindicatos. Através deste teste, o novo Governo espera finalmente descobrir onde estão escondidas as tão faladas e procuradas gorduras do Estado, que foram erroneamente confundidas com 2 hamburgers encontrados num armário da Movijovem. Esta medida, que irá ser supervisionada por técnicos especializados do Ministério das Finanças, tem já o apoio do presidente Cavaco Silva que colocou como condição para a promulgação, a publicação dos resultados na página oficial do Facebook de cada funcionário."
 
 

Escola de formação do Sporting vai ter propinas


 
"O plano de austeridade que Godinho Lopes apresentou ontem ao Conselho Leonino prevê a existência, a partir de 2013, de propinas na escola de formação do clube, que até aqui era gratuita.
Tendo em conta que, aparentemente, ninguém quer comprar jogadores do clube, Godinho Lopes pretende assim receber alguma coisita por eles quando ainda são jovens. Os pais dos jovens jogadores são assim chamados a co-participarem na formação dos filhos, devendo ainda ajudarem Godinho Lopes a comprar umas novas lentes dos óculos quando chegar às 18 dioptrias"

Polícias que ajudam traficantes de droga também estão a ajudar o Ministério das Finanças


 
 
"A quantidade de agentes e inspectores da PSP, PJ e DIAP que têm sido apanhados a colaborar com traficantes de droga não pára de aumentar, mas terá chegado hoje ao cúmulo dos cúmulos, quando se descobriu que muitos deles colaboram com o Ministério das Finanças, bufando a Vítor Gaspar - o Pablo Escobar do Fisco - os sinais exteriores de riqueza dos portugueses. Quando alguém cidadão incauto vai a um posto da PSP queixar-se que lhe roubaram a carteira, os agentes bufos avisam Vítor Gaspar que a pessoa em causa ainda tem dinheiro para ter uma carteira, em vez de andar com as moedas nos bolsos das calças, sendo imediatamente notificada pela DGCI, que lhe leva as moedas, as calças e um rim."
 
In Inimigo Público

Banco Geek Contra a Fome distribui passwords de wi-fi a pobres sem net


 
"Acaba de ser criada uma nova instituição de solidariedade social que pretende ajudar os internautas portugueses mais carenciados.
O Banco Geek Contra a Fome está a solicitar a todos os portugueses que tenham net que contribuam para a causa disponibilizando as suas passwords de rede para que as mesmas possam ser inscritas na base de dados da instituição para posterior distribuição. “Existe muita ciber-miséria em Portugal. Essa tanga da Fon Zon Free Internet é um logro, bem como a PT Wi-fi. Muitas pessoas não podem pagar 5 euros para ter 150 megas de tráfego de net no telemóvel. Já distribuímos mais de 300 mil passwords de wi-fi. Mas avisamos que há limite de tráfego para a net não ficar demasiado lenta. Não podemos viver acima das nossas possibilidades. Não podemos fazer downloads todos os dias, há dias em que só podemos consultar o mail e mais nada”, explicou Linux Jonet, o presidente do Banco Geek Contra a Fome."
 
In Inimigo Público

Mourinho diz que é “apenas um empregado do Real Madrid” e que pode ser despedido como os outros recebendo uma indemnização de 50 milhões de euros



"O Real perdeu com o Bétis e já está mais longe do líder Barcelona que a economia portuguesa da economia alemã.
Os jornalistas desportivos espanhóis da Marca e AS, já estão a fazer lobby para que Florentino despeça Mourinho (“nuestros hermanos my ass”, os espanhóis gostam tanto dos portugueses como os americanos gostam de bróculos!), como se houvesse por aí ao trambolhão treinadores melhores que Mourinho (o Real a tentar arranjar outro treinador depois de despedir Mourinho é como um tipo a tentar engatar uma gaja gorda num bar depois de ter dado uma tampa à Charlize Theron!). Por sua vez, Mourinho diz que “Estou feliz no Real, vou ficar até 2016 pois tenho uma relação muito, muito, muito, muito boa com Florentino“. Por sua vez, Florentino nunca irá despedir Mourinho, senão terá de lhe pagar uma indemnização muito, muito, muito, muito alta e será um Presidente muito, muito, muito, muito burro! "
 
In Inimigo Público