sexta-feira, junho 15, 2012

terça-feira, junho 12, 2012

Fernando Pessoa

"A liberdade é a possibilidade de isolamento! Se te é impossível viver só, nasceste para ser escravo! Fernando Pessoa

sábado, junho 02, 2012

Homofobia pode revelar homossexualismo



Num estudo realizado há mais de 15 anos já se tinha encontrado uma relação entre homofobia e homossexualidade.
Recentemente, alguns psicólogos americanos resolveram revisitar essa teoria com novos estudos. E a conclusão foi exatamente a mesma: os homofóbicos parecem sentir um desejo reprimido por pessoas do mesmo sexo.
O artigo descreve seis estudos com 784 estudantes universitários americanos e alemães. A primeira missão dos participantes foi classificar a própria orientação sexual numa escala de 1 a 10 (1 aos extremamente gays; 10 para os heterossexuais inquestionáveis). Após, assistiram a uma exibição de fotos e palavras (tipo imagens de casais homossexuais ou palavras relacionadas a cada um dos dois grupos) e, na medida em que eram mostradas, precisavam encaixá-las o mais rápido possível na categoria apropriada (heteros ou gays).
Acontece que, antes de cada slide, aparecia no ecrã a palavra “eu” ou “outro”, durante apenas 35 milissegundos (ou 0,035 segundos). Segundo os autores do estudo (eles escreveram um artigo para o New York Times), esse tempo foi suficiente para que os participantes conseguissem ver a palavra subliminarmente, mas curto demais para que pudessem vê-la conscientemente.
Aí entra a teoria (conhecida como associação semântica): se a palavra “eu” preceder imagens ou outras palavras que refletem a sua orientação sexual (um beijo entre homem e mulher, por exemplo, se você for hetero), fica mais fácil encaixá-la na categoria correta. Mas se você for gay e passar por essa mesma situação (um beijo entre homem e mulher + palavra “eu”), a sua cabeça vai precisar de mais tempo para associá-la ao grupo correto.
E então as máscaras caíram. Mais de 20% daqueles que se descreveram como “muito machos”, com nota 10, tiveram resultados incoerentes. Ou seja, eles precisaram de mais tempo para classificar as figuras do mundo gay quando a palavra subliminar era “outro”. E eram eles também os mais ativos na luta contra a igualdade dos direitos homossexuais e com forte preconceito contra gays. É como se eles descontassem nos homossexuais toda a dor que sentem pelos desejos reprimidos, por não conseguirem sair do armário. E disso aí surge a homofobia.