quinta-feira, abril 21, 2011

Fernando Pessoa


Às Vezes em Sonho Triste

As vezes, em sonho triste
Nos meus desejos existe
Longinquamente um país
Onde ser feliz consiste
Apenas em ser feliz.

Vive-se como se nasce
Sem o querer nem saber.
Nessa ilusão de viver
O tempo morre e renasce
Sem que o sintamos correr.

O sentir e o desejar
São banidos dessa terra.
O amor não é amor
Nesse país por onde erra
Meu longínquo divagar.

Nem se sonha nem se vive:
É uma infância sem fim.
Parece que se revive
Tão suave é viver assim
Nesse impossível jardim. 

Mensagem - Fernando Pessoa


Mar Português

Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.

The Doors - Hello, I Love You

Diabo Na Cruz - Os loucos estão certos

Prémio do “Quem Quer Ser Milionário?” cortado para metade por imposição do FMI



Os programas de televisão também vão sofrer com o aperto de cinto imposto pelo FMI e pela União Europeia. O prémio do “Quem Quer Ser Milionário?” vai ser cortado para metade e todas as perguntas serão sobre economia e finanças. Por exemplo, os concorrentes têm que saber na ponta da língua qual a dívida pública, o défice orçamental ou a correlação do prémio anual de Rui Pedro Soares com o número de horas a dar graxa dentro do Partido Socialista. Mas há alterações em outros programas: o Preço Certo em Euros vai mudar de nome para Preço Certo em Euros Emprestados pelo FMI/FEEF e o Direito de Antena pode desaparecer, já que para o FMI não há direitos adquiridos. 

Alexandre Pereira
In Inimigo Público

Obesidade vai tornar-se mais grave em Portugal devido à exigência do FMI em se fazerem reformas estruturais na pirâmide dos alimentos



Segundo a Direcção-Geral da Saúde, a obesidade pode agravar-se por causa da crise económica, levando as pessoas mais pobres a privilegiar os alimentos mais baratos e portanto calóricos.
Esta realidade poderá começar a sentir-se de imediato, pois o FMI, ao que o IP apurou, exige uma reforma estrutural profunda da actual pirâmide alimentar, que consideram dispendiosa e garantista. O plano do FMI é que os portugueses apenas tenham um mínimo de comida garantido, principalmente refrigerantes e batatas fritas de marca branca, ingerindo depois carne, peixe, legumes e fruta se, por mérito, conseguirem comprar esses alimentos. A CGTP já respondeu e exige que os portugueses tenham o direito adquirido a consumirem, todos os dias, ao pequeno-almoço, trufas brancas de Alba e bife Kobe.
Vítor Elias
In Inimigo Público

Semáforo mostra cena de sexo



Os habitantes da cidade de Nimwegen, na Holanda, nem queriam acreditar na imagem que viam num semáforo de uma rua: sempre que o sinal ficava verde para a passagem dos peões, aparecia nada mais nada menos do que uma cena de sexo.
Da estupefacção passaram rapidamente ao ‘like’ (gosto), carregando constantemente no botão para verem a imagem. As autoridades suspeitam que hackers entraram no sistema...

Fotografo de Casamento

sexta-feira, abril 15, 2011

Finalmente a mulher pode conduzir na Arábia Saudita!

Homens quando traem as mulheres são uns sacanas bígamos mas as mulheres quando traem dizem que precisavam de satisfazer as necessidades emocionais com outras pessoas



Depois de um longo período da história em que os homens tinham mais poder do que as mulheres, tem-se assistido a uma perigosa e nada conveniente reviravolta que já abala as estruturas mais intímas da sociedade.
Os pecados cometidos pelos homens são actualmente injustificáveis, ao contrário dos pecados cometidos pelas mulheres, que por piores que sejam, têm sempre atenuantes extremamente criativas. Um homem que come doces e alimentos altamente calóricos é considerado um javardola que não sabe cuidar de si, enquanto uma mulher apenas o faz porque tem carências afectivas. Quando um homem vai para a cama com uma mulher e depois nunca mais diz nada, é um pulha da pior espécie que merece o inferno para todo o sempre por estar a usar as pessoas exclusivamente para o sexo. Quando é a mulher a fazê-lo, é apenas porque as suas necessidades emocionais foram integralmente satisfeitas e não será necessário marcar mais nenhum encontro.
João Henrique
In Inimigo Público

Homens que assaltaram o Intermarché de Albufeira tentaram que o valor do saque fosse acumulado no cartão do hipermercado


Quatro homens armados tentaram assaltar um Intermarché em Albufeira, quando os funcionários se preparavam para a abertura do supermercado. Os assaltantes chegaram tão cedo porque era o "Dia dos Frescos" e desejavam roubar peixes e hortaliças com um desconto de 20% em cartão, percentagem que seria assim somada ao valor do assalto. Porém, quando os funcionários lhes explicaram que apenas os artigos comprados tinham desconto em cartão, e não os roubados, os quatro homens desistiram do assalto e rumaram ao Pingo Doce mais próximo, onde os criminosos podem roubar o ano inteiro, na loja inteira, sem cartões, sem talões e, porque vivem num país onde o sistema de justiça não funciona, sem complicações.

Vitor Elías
In Inimigo Público

O que seria dos homens sem as mulheres?

Padre Vítor Melícias tem reforma de 7450 euros porque sempre deu a outra face aos mais variados tachos




O padre Vítor Melícias declarou ao Tribunal Constitucional o valor da sua reforma, algo a que está obrigado por integrar Conselho Económico e Social (CES), tendo-se descoberto que aufere 7450 euros por mês.
Esta avultada reforma explica-se pelo facto de Vítor Melícias fazer parte dos Franciscanos, ordem religiosa mendicante que postula o horror ao dinheiro. Porém, como antes de mais Vítor Melícias é um zeloso cristão, sabe que está obrigado, seguindo as indicações de Jesus Cristo, a dar a outra face a quem o ofende, nomeadamente a quem ao longo dos anos lhe foi oferecendo tachos atrás de tachos. Assim, foi apenas por amor à religião que Vítor Melícias aceitou ser ofendido pelo salário que lhe ofereceram na presidência do Montepio Geral, tendo, resignado, dado a outra face ao salário que lhe ofereceram no Alto Comissariado para Timor-Leste e na Misericórdia de Lisboa. "Cada vez que vejo o meu saldo bancário, sinto-me, enquanto Franciscano, ofendido e agravado pelo vil metal. Mas não posso deixar de dar a outra face à rentabilidade de 5,4% que me ofereceram no banco para investir as minhas poupanças em mercados de alto risco", explicou, ao IP, o mendicante religioso.
Vitor Elías 
In Inimigo Público

Portugal é dos países onde as mulheres mais trabalham em casa


Portugal é um dos países onde há mais diferenças de género no que toca à divisão das tarefas domésticas. Em 29 países analisados, Portugal surge como o quarto onde a diferença entre mulheres e homens é maior, no que respeita a trabalho não pago.

São elas quem mais o faz. Só na Índia, no México e na Turquia é que esta diferença é maior, segundo o estudo revelado hoje pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico), "Society at a Glance 2011". E, se juntarmos o trabalho pago e não pago, então Portugal é o segundo país, a seguir à Índia, onde a disparidade é maior entre homens e mulheres, sendo sempre elas quem trabalha mais.

A análise inclui pessoas dos 15 aos 64 anos de 26 países da OCDE e, ainda, da China, Índia e África do Sul. Em Portugal, existe uma diferença de 232 minutos por dia, o que significa que as mulheres passam quase quatro horas mais do que os homens em trabalho não pago. Os homens gastam, por dia, pouco mais do que uma hora e meia. 

O trabalho não pago inclui o doméstico, como cozinhar, limpar e jardinagem, tratar de crianças e de outros membros ou não da família, o voluntariado e ir às compras. O que o distingue do lazer é o facto de poder ser feito por uma terceira pessoa paga para o efeito. As actividades, como jogar ténis ou ver um filme, que não podem ser feitas por uma pessoa paga, são consideradas lazer.

Em todos os países as mulheres fazem mais trabalho não pago do que os homens. Nos nórdicos a diferença é pouco mais de uma hora, mas a média ronda as 2,5 horas por dia.

Os países com a maior diferença são aqueles em que os homens dedicam relativamente pouco tempo a trabalho não pago: menos do que uma hora na Coreia, Índia, e Japão; 1,5 horas na África do Sul e menos de duas horas na Turquia, Itália, México, Portugal e Espanha. 

A quantidade de tempo gasto pelos homens em trabalho não pago nem sempre é compensada pela grande quantidade de tempo gasto pelas mulheres. Na China, por exemplo, tanto homens como mulheres despendem muito pouco tempo em trabalho não pago. Na Austrália, por outro lado, os dois sexos estão no topo do trabalho não pago.

Os autores do estudo consideram positivo que, à medida que as mulheres vão sendo cada vez mais activas no mercado de trabalho pago, exista uma transferência do trabalho não pago para os homens. Ou seja, que quanto maior for a taxa de emprego das mulheres, mais repartida será a divisão do trabalho não pago.

Mas, mesmo na Noruega, país onde há maior equilíbrio neste campo, são as mulheres quem mais dedica tempo ao trabalho não pago. O mesmo vale para a Dinamarca, o país onde os homens passam mais tempo a fazer trabalho não pago.

Há, porém, países em que as mulheres fazem mais trabalho não pago mas menos pago. Ospart-time são comuns na Austrália, Alemanha, Japão, Holanda e Reino Unido, onde mais de 40 por cento das mulheres trabalham desta forma.

Em países com uma relativa falta de oportunidades para trabalho em part-time , particularmente no sul da Europa, as crianças são um factor importante para as mulheres saírem do mercado de trabalho, consideram os autores do estudo. Estes países são também aqueles em que as mulheres trabalham muito mais horas no total. Portugal é o segundo país, a seguir à Índia, onde a diferença entre homens e mulheres no que toca ao total de trabalho (pago e não pago) é maior – cerca de hora e meia. Os dados dizem respeito a 1999, em que a taxa de emprego das mulheres era 52 por cento.

Portugal trabalha mais horas do que a média

Em média, e já juntando homens e mulheres, nos 29 países analisados, 3,4 horas são passadas em trabalho não pago - 14 por cento do dia. Os mexicanos são quem passa mais tempo em trabalho não pago, cerca de 4,5 horas por dia – o dobro do Japão, Coreia e China.

Em todos os países, os cuidados pessoais, como comer e dormir, ocupam a maior fatia de tempo, uma média de 46 por cento num dia. O resto é ocupado em lazer (20 por cento), trabalho ou estudo (19 por cento) e menos de um por cento vai para religião e outros usos do tempo não especificados.

Em Portugal, e segundo dados de 1999 – a variação do período de análise entre países vai de 1998 a 2009 -, 16 por cento do tempo é gasto em trabalho não pago; 20 por cento em trabalho pago ou estudo; 47 por cento em cuidados pessoais; e 16 por cento em lazer. Independentemente de ser ou não pago, as pessoas passam cerca de 1/3 do tempo a trabalhar. O tempo total de trabalho é mais baixo na Europa Ocidental e na África do Sul e mais alto no México. No Japão e no México, as pessoas trabalham respectivamente nove e 10 horas por dia. Estes dois países e Portugal são os três primeiros da lista no que toca ao tempo passado, no total, a trabalhar. Em Portugal, se somarmos o trabalho pago e o não pago, são 8,8 horas por dia. A média da OCDE é de 484 minutos (oito horas). 

Na Bélgica, Dinamarca, Alemanha e África do Sul trabalham entre 7 e 7,5 horas por dia. Na maior parte dos países, o tempo passado em trabalho pago é maior do que em trabalho não pago, à excepção da Austrália e da Turquia. 

Apesar de a média de tempo passado em trabalho pago parecer baixa, é preciso ter em consideração que os cálculos incluíram a semana, o fim-de-semana, as férias, os empregados e desempregados. 

O trabalho pago ou estudo corresponde a profissões a tempo inteiro ou parcial, trabalho não pago em negócios de família, pausas no local de trabalho, tempo usado em educação e trabalhos de casa. Os cuidados pessoais dizem respeito a dormir, comer, beber, cuidados médicos, de higiene, idas ao médico. O lazer inclui os hobbies, ver televisão, fazer desporto, estar com amigos e família, actividades culturais. Outras formas de usar o tempo dizem, por exemplo, respeito a actividades religiosas e obrigações cívicas.

A sexta edição do estudo, feito bienalmente, inclui pela primeira vez o Chile, Estónia, Israel, e Eslovénia. Dados sobre o Brasil, China, Índia, Indonésia, Rússia e África do Sul também estão incluídos separadamente quando disponível.

Portugueses querem conhecer pacote do FMI antes de preencher o Censos



O INE decidiu prolongar por dois dias a data de entrega do Censos 2011 depois de ter recebido inúmeros pedidos de adiamento a avisar que com o pacote do FMI toda a sua situação familiar vai mudar. Querem conhecer o pacote antes de preencher o inquérito. “Não posso preencher isto sem saber se o meu rendimento vai ser cortado, se posso ser despejado ou se posso continuar a pagar água canalizada”, explicou um jovem português que está ainda a decidir a verdadeira dimensão do seu agregado familiar. “Posso ter que expulsar a minha mãe, a minha sogra e os nossos dois filhos por falta de dinheiro para os sustentar e não quero que o INE fique com informação imprecisa”

Alexandre Parreira
In Inimigo Público

Poema do silêncio - José Régio



Sim, foi por mim que gritei.
Declamei,
Atirei frases em volta.
Cego de angústia e de revolta.

Foi em meu nome que fiz,
A carvão, a sangue, a giz,
Sátiras e epigramas nas paredes
Que não vi serem necessárias e vós vedes.

Foi quando compreendi
Que nada me dariam do infinito que pedi,
-Que ergui mais alto o meu grito
E pedi mais infinito!

Eu, o meu eu rico de baixas e grandezas,
Eis a razão das épi trági-cómicas empresas
Que, sem rumo,
Levantei com sarcasmo, sonho, fumo...

O que buscava
Era, como qualquer, ter o que desejava.
Febres de Mais. ânsias de Altura e Abismo,
Tinham raízes banalíssimas de egoísmo.

Que só por me ser vedado
Sair deste meu ser formal e condenado,
Erigi contra os céus o meu imenso Engano
De tentar o ultra-humano, eu que sou tão humano!

Senhor meu Deus em que não creio!
Nu a teus pés, abro o meu seio
Procurei fugir de mim,
Mas sei que sou meu exclusivo fim.

Sofro, assim, pelo que sou,
Sofro por este chão que aos pés se me pegou,
Sofro por não poder fugir.
Sofro por ter prazer em me acusar e me exibir!

Senhor meu Deus em que não creio, porque és minha criação!
(Deus, para mim, sou eu chegado à perfeição...)
Senhor dá-me o poder de estar calado,
Quieto, maniatado, iluminado.

Se os gestos e as palavras que sonhei,
Nunca os usei nem usarei,
Se nada do que levo a efeito vale,
Que eu me não mova! que eu não fale!

Ah! também sei que, trabalhando só por mim,
Era por um de nós. E assim,
Neste meu vão assalto a nem sei que felicidade,
Lutava um homem pela humanidade.

Mas o meu sonho megalómano é maior
Do que a própria imensa dor
De compreender como é egoísta
A minha máxima conquista...

Senhor! que nunca mais meus versos ávidos e impuros
Me rasguem! e meus lábios cerrarão como dois muros,
E o meu Silêncio, como incenso, atingir-te-á,
E sobre mim de novo descerá...

Sim, descerá da tua mão compadecida,
Meu Deus em que não creio! e porá fim à minha vida.
E uma terra sem flor e uma pedra sem nome
Saciarão a minha fome.

Cesário Verde



Nas nossas ruas, ao anoitecer,
Há tal soturnidade, há tal melancolia,
Que as sombras, o bulício, o Tejo, a maresia
Despertam-me um desejo absurdo de sofrer.

O que faz falta! - Zeca Afonso

O QUE FAZ FALTA - ZECA AFONSO



Quando a corja topa da janela
O que faz falta
Quando o pão que comes sabe a merda
O que faz falta
O que faz falta é avisar a malta
O que faz falta
O que faz falta é avisar a malta
O que faz falta
Quando nunca a noite foi dormida
O que faz falta
Quando a raiva nunca foi vencida
O que faz falta
O que faz falta é animar a malta
O que faz falta
O que faz falta é acordar a malta
O que faz falta
Quando nunca a infância teve infância
O que faz falta
Quando sabes que vai haver dança
O que faz falta
O que faz falta é animar a malta
O que faz falta
O que faz falta é empurrar a malta
O que faz falta
Quando um cão te morde uma canela
O que faz falta
Quando a esquina há sempre uma cabeça
O que faz falta
O que faz falta é animar a malta
O que faz falta
O que faz falta é empurrar a malta
O que faz falta
Quando um homem dorme na valeta
O que faz falta
Quando dizem que isto é tudo treta
O que faz falta
O que faz falta é agitar a malta
O que faz falta
O que faz falta é libertar a malta
O que faz falta
Se o patrão não vai com duas loas
O que faz falta
Se o fascista conspira na sombra
O que faz falta
O que faz falta é avisar a malta
O que faz falta
O que faz falta dar poder à malta
O que faz falta


Soeiro Pereira Gomes



Escritor, político, cidadão, luta contra o regime salazarista e defende a causa dos explorados e oprimidos. Foi um dos mais coerentes e claros exemplos da ficção neo-realista em Portugal.

Debruça-se sobre o ambiente dos meios industriais e sobre a transição das populações do campo para a cidade. "Engrenagem", que é um romance inacabado, centra-se nesta transição, esquematizando o impacto da implantação de uma fábrica num ambiente rural. Nele também se abordam os problemas causados pelo impacto ambiental da industrialização.

No entanto, a sua obra maior é "Esteiros", publicado em 1941, com ilustração de Álvaro Cunhal. «Dedicado aos "filhos dos homens que nunca foram meninos" o romance acompanha (...) as deambulações de um grupo de miúdos (...), cuja condição social lhes impõe, em vez da escola, o trabalho numa rudimentar fábrica de tijolos à beira-Tejo. É certo que algum primarismo de processos construtivos, bem como algum esquematismo, são reconhecíveis no romance (...). Tudo isso, porém, "Esteiros" transcende pela terrível verdade humana de um grupo de crianças que responde à violência do sistema social através de uma solidariedade alimentada por uma permanente derrogação à moral social dominante (...)» (in http://www.citi.pt/)

Grande fumador, acaba por ser vítima de cancro pulmonar, agravado pelas dificuldades da vida clandestina. Encontra-se sepultado em Espinho, terra que o acolheu durante a infância. Da sua sepultura consta o seguinte epitáfio "A TUA LUTA FOI DÁDIVA TOTAL".

Falamos de Soeiro Pereira Gomes, quando passam 102 anos do seu nascimento.

quinta-feira, abril 14, 2011

Passa veneno na vagina para matar marido com sexo oral




As brigas entre casais podem, em casos extremos, terminar em homicídio ou tentativa do mesmo. Foi o caso de um casal de Rio Preto, no Brasil, em que a mulher, após discutir com o conjugue decidiu terminar-lhe com a vida de uma forma invulgar: passou veneno na vagina e convidou o homem para sexo oral.


De acordo com o jornal ‘Região Noroeste', o caso só não se tornou numa tragédia porque o marido, S.G.A., de 43 anos, suspeitando da mudança de humor da mulher, decidiu cheirar o órgão sexual dela antes de iniciar o acto.
Ao sentir um cheiro tóxico, a vítima começou a sentir-se mal e decidiu parar, dirigindo-se posteriormente ao hospital para averiguar o problema.
Depois de realizar análises sanguíneas, foram detectados níveis consideráveis de uma substância venenosa.
Foi então iniciada uma investigação policial, sendo que a mulher suspeita de tentativa de homicídio, E.F.P.A, ainda não foi encontrada pelas autoridades.
Na origem do conflito do casal estaria um pedido de separação por parte do homem, que sofre de problemas de hipertensão.
In Correio da Manhã

PSD vai extinguir Ministério das Obras Públicas porque não vai haver obras, Ministério da Agricultura porque não vai haver agricultura, Ministério da Cultura porque não vai haver cultura e Ministério da Ciência porque não vai

~

Passos Coelho promete o Governo mais pequeno de sempre e, pelas sondagens, vai ser tão pequeno que nem vai ter Passos como PM! Passos quer cortar a "gordura do Estado", depois da linguagem rasca de tasco, com rasteiras e potes, o PSD fala como um talhante! Quanto a Catroga, vai ser um Super-Ministro, com Finanças, Economia e Trabalho! O IP aposta que Catroga, ao ouvir isto, deixou o testamento em ordem. Passos quer fundir a Justiça e a Administração Interna, para que a guerra com juízes e polícias seja feita ao mesmo tempo e pela mesma pessoa. E que tal juntar Educação, para também desancar os professores? Diz o líder do PSD que a junção de poderes é comum na Europa. É ainda mais comum em África, onde todos os poderes estão reunidos numa só pessoa! Passos promete "o governo mais curto da história". E vai ser, como a Presidência de Godinho Lopes vai ser a mais curta do Sporting.

António Marques 
In Inimigo Público

Novo 25 de Abril cancelado por falta de dinheiro para atestar chaimites



Notícias de hoje dão como certa a falta de dinheiro para pagar salários às Forças Armadas e, sabem o INIMIGO e Nuno Rogeiro, já começam a escassear as minis nas messes e as revistas Gina nas casas de banho dos quartéis. A situação ruinosa do país tem sido muitas vezes comparada à da Primeira República mas os órgãos de soberania não temem um novo 28 de Maio ou um 25 de Abril revisto e aumentado porque não há dinheiro para o gasóleo nem para trocar as pastilhas às chaimites.
Além disso, a maior parte dos carros de combate da cavalaria não consegue ir de uma ponta à outra da parada, quanto mais de Santarém ao Terreiro do Paço ou de Gaia à FC Porto SAD. Por fim, o espectro de um levantamento militar também está afastado porque, tanto os oficiais como os praças, querem ver a meia-final da Taça, e os quatro Real Madrid x Barcelona deste mês, descansados. 
Mário Botequilha
In Inimigo Público



quarta-feira, abril 13, 2011

TRISTE REALIDADE




















"A estupidez é infinitamente mais interessante que a inteligência. A inteligência tem limites, mas a estupidez, não". Claude Chabrol





sábado, abril 09, 2011

Pinóquio

somos - chavela vargas

Encontrado esqueleto de homossexual pré-histórico



Um esqueleto com cerca de cinco mil anos foi recentemente encontrado em Praga, por uma equipa de investigadores da República Checa. Os restos mortais pertencem a um ser humano do sexo masculino mas, devido ao modo como foi sepultado, os arqueólogos julgam que possa ser homossexual ou transexual.


Segundo o jornal online brasileiro ‘Último Segundo’, a arqueóloga Katerina Semradova afirma que "trabalhamos com duas hipóteses: a de que o indivíduo poderia ter sido um xamã ou alguém do ‘terceiro sexo’ (homo ou transexual). "Como o conjunto de objectos encontrados em redor do esqueleto não corroboravam a hipótese de que fosse um xamã, é mais provável que a segunda explicação seja a correcta”, sustentou.
As escavações foram abertas ao público nesta quinta-feira.
Os restos são de um membro da cultura da cerâmica cordada, que viveu no norte da Europa na Idade da Pedra, entre 2.500 a.C. e 2.900 a.C..
Neste tipo de cultura, os homens costumam ser enterrados sobre o seu lado direito, com a cabeça virada para o oeste, juntamente com ferramentas, armas, comida e bebidas, enquanto que as mulheres ficam viradas sobre o lado direito, com a cabeça para leste e rodeadas por jóias e objectos domésticos.
O esqueleto encontrado apresentava o corpo apoiado sobre o lado esquerdo, mas com a cabeça virada para oeste. Estava também rodeado por objectos domésticos, como vasos.
Há que ter em conta que, de acordo com a investigadora Kamila Remisova Vesinova, os rituais funerários eram muito importantes naquela altura, por isso dificilmente seria cometido um erro deste género.

"É mais provável que ele tenha tido uma orientação sexual diferente, provavelmente homossexual ou transexual."

José Saramago, in "Os Poemas Possíveis"




Não me Peçam Razões...


Não me peçam razões, que não as tenho,
Ou darei quantas queiram: bem sabemos
Que razões são palavras, todas nascem
Da mansa hipocrisia que aprendemos.


Não me peçam razões por que se entenda
A força de maré que me enche o peito,
Este estar mal no mundo e nesta lei:
Não fiz a lei e o mundo não aceito.


Não me peçam razões, ou que as desculpe,
Deste modo de amar e destruir:
Quando a noite é de mais é que amanhece
A cor de primavera que há-de vir.

Humidade

sexta-feira, abril 08, 2011

Almada Negreiros



Esperança 



isto de sonhar bom para diante

eu fi-lo perfeitamente,
Para diante de tudo foi bom
bom de verdade
bem feito de sonho
podia segui-lo como realidade
Esperança:
isto de sonhar bom para diante
eu sei-o de cor.
Até reparo que tenho só esperança
nada mais do que esperança
pura esperança
esperança verdadeira
que engana
e promete
e só promete.
Esperança:
pobre mãe louca
que quer pôr o filho morto de pé?
Esperança
único que eu tenho
não me deixes sem nada
promete
engana
engano que seja
engana
não me deixes sozinho
esperança.


Mia Couto, "Raiz de Orvalho e Outros Poemas"



Identidade

Preciso ser um outro
para ser eu mesmo

Sou grão de rocha
Sou o vento que a desgasta

Sou pólen sem insecto

Sou areia sustentando
o sexo das árvores

Existo onde me desconheço
aguardando pelo meu passado
ansiando a esperança do futuro

No mundo que combato morro
no mundo por que luto nasço 

Imposições - Outros Cadernos de Saramago





"Tenho uma visão bastante céptica do que chamamos de democracia. Na verdade, vivemos sob uma plutocracia, sob o governo dos ricos. Com o neoliberalismo económico, certas alavancas que o Estado detinha para agir em função da sociedade praticamente desapareceram. Não se discute hoje a democracia com seriedade. Foram impostos tantos limites à democracia que se impede o desenvolvimento de outras áreas da vida humana. Veja o exemplo do Fundo Monetário Internacional. Trata-se de um organismo que não foi eleito pela população, mas que controla boa parte da economia internacional."


O Estado de S. Paulo, São Paulo, 29 de Outubro de 2005

The Cure - Close to Me

Jovens ingerem álcool através de tampões




Uma nova moda está a preocupar as autoridades alemãs. Os jovens usam tampões impregnados com vodka para obterem um estado de embriaguez mais rápido e não terem o terrível hálito a álcool, quando chegam a casa.

No caso das raparigas, os tampões são inseridos na vagina, enquanto os rapazes os colocam no ânus. As autoridades médicas da cidade de Tuttlingen, no sul da Alemanha, asseguram que o método é completamente falso e advertem que os jovens, sobretudo as raparigas, podem sofrer danos e correr maiores riscos de infecções devido ao álcool.
No início de Março, uma rapariga de 14 anos desmaiou durante um festival de rua na cidade de Konstanz, e após ter sido examinada no hospital, os médicos descobriram que estava a usar um tampão ‘alcoólico' na vagina e que este método se tinha tornado uma moda entre os jovens da região.  
O uso do ‘tampão de vodka' surgiu entre os adolescentes dos Estados Unidos, mas já foi detectado em jovens da Escandinávia e de outros países.

In Correio da Manhã