quinta-feira, março 31, 2011

Music For One Apartment And Six Drummers

Governo usa números sobre gastos dos portugueses em produtos dietéticos para garantir que as medidas de austeridade não afectam a população


Os portugueses gastaram 26,5 milhões de euros em produtos dietéticos durante 2010, números que serviram a José Sócrates para, em declarações ao IP, garantir que os sucessivos PEC's não diminuíram o poder de compra dos portugueses.
"Os gastos extraordinários em produtos dietéticos mostram inequivocamente que as medidas de austeridade não tiraram o pão da boca dos portugueses", explicou o primeiro-ministro. "Aliás, não apenas o pão continua na boca dos portugueses como aparentemente também continuam o chouriço, a morcela e o toucinho". Já o PSD não se revê nas conclusões do Governo e, em declarações ao nosso jornal, Pedro Passos Coelho garantiu que "os gastos em produtos dietéticos revelam, como garantem os mercados internacionais, que os portugueses estão a comer acima das suas possibilidades".
Vítor Elias
In Inimigo Público

'Síndrome de Estocolmo' leva portugueses a defenderem de repente a continuidade de José Sócrates como primeiro-ministro


Quando tudo parecia indicar que era desta que José Sócrates seria corrido a pontapé do poder, eis que um estudo IP/Fernando Póvoas revela que os portugueses começaram a sofrer o conhecido síndrome de Estocolmo (Stockholmssyndromet, para os frequentadores da Cinemateca), passando a identificar-se doentiamente com a pessoa que os ameaçou com vários PEC e os sequestrou no interior de Portugal, impedindo-os de contactar com o desenvolvimento económico. Os portugueses passaram a amar José Sócrates e desejam que ele seja reeleito, mas vários psiquiatras contactados pelo IP garantem que a perturbação psicológica poderá passar caso sejam tratados com hipnose ou, em último caso, com recitações do Livro de São Cipriano pelo padre Fontes no Congresso de Medicina Popular de Vilar de Perdizes. 

Vítor Elías
In Inimigo Público

Chocolates Regina

quarta-feira, março 30, 2011

Mulheres unidas contra os piropos



Estão a surgir vários grupos de mulheres com o objectivo de combater todo o tipo de assédio nas ruas – desde os piropos e assobios às ofensas físicas mais sérias. Estas activistas e defendem que as mulheres estão desprotegidas na rua.

Uma das iniciativas partiu da britânica Vicky Simister, que fundou o Anti-Street Harassment UK (‘Grã-Bretanha contra o assédio nas ruas’, em tradução livre) depois de ter sido perseguida nas ruas de Londres por um grupo de homens que se insinuou sexualmente.
Enquanto isso o grupo internacional Hollaback! está a incentivar as vítimas dos piropos indesejados em todo o mundo a contar as suas histórias na internet e a identificar os locais onde ocorreram. Algumas chegam a publicar online fotos dos homens em questão.
Por outro lado, o site Stopstreetharassment.com (‘Chega de assédio nas ruas’), sugere que organizações obtenham dados sobre as ocorrências para, então, pensar como agir.
As activistas alegam que é difícil distinguir entre os homens que se limitam aos assobios e os que podem evoluir para a violência sexual.
In Correio da Manhã

Mia Couto



Destino

À ternura pouca
me vou acostumando
enquanto me adio
servente de danos e enganos

vou perdendo morada
na súbita lentidão
de um destino
que me vai sendo escasso

conheço a minha morte
seu lugar esquivo
seu acontecer disperso

agora
que mais
me poderei vencer?
 

Cristo com genitais à mostra choca Espanha





Uma estátua de Jesus Cristo nu, com os genitais expostos, está a chocar a Espanha.

A escultura, da autoria de Ricardo Flecha, encontra-se no Museu da Cidade em Medina del Campo, e deve constar nas procissões deste ano da Semana Santa. Isto se se superar a polémica instalada sobre se a figura o deve fazer, atendendo ao pudor de alguns dos participantes.
De acordo com o jornal ‘ABC', a solução deve passar pela inclusão de um pano durante a cerimónia religiosa de 9 de Abril.
in Correiro da Manhã

John Lee Hooker





" I go home at night about half past four
All that knocking on my door
I got the mad man blues
I got the mad man blues
I got the mad man blues
Man don't you know, don't you know
I love these women, gonna treat them right
Ain't gonna fuss and ain't gonna fight
I got the mad man blues ...
....
"

MÁRIO BOTAS


" águas correntes de regatos imensos, que não estão no corpo mas na alma e desaguam sempre noutro rio até chegarem àquele a quem os antigos chamavam Letes. ... "

Frida Kahlo



“Eu me pinto porque estou muitas vezes sozinha e porque sou o tema que conheço melhor.”

“Bebo para afogar as mágoas. Mas as danadas aprenderam a nadar.”

"Sinto-me mal, e ficarei pior, mas vou aprendendo a estar sozinha e isso já é uma vantagem e um pequeno triunfo."

"Eu sou a desintegração."

Milan Kunder



“O homem pode por fim à sua vida, mas não à sua imortalidade.”

Orelhas do príncipe Carlos de Inglaterra vão visitar Sintra e Évora ao mesmo tempo


O príncipe Carlos de Inglaterra está a realizar uma visita oficial a Portugal, com passagem por Lisboa, Évora, Odemira e Sintra. Porém, o príncipe Carlos não vai sair de Lisboa, ficando especado no Rossio e fazendo, assim, com que as suas orelhas visitem Sintra, Évora e Odemira ao mesmo tempo, sendo que, se as esticar ligeiramente com as mãos, poderá ainda visitar São Miguel e Barrancos. No último dia da visita oficial a Portugal, o príncipe Carlos terá um encontro com José Sócrates, sendo que a sua orelha direita ouvirá o que o primeiro-ministro demissionário tem a dizer, enquanto a sua orelha esquerda ouvirá, ao mesmo tempo, se Angela Merkel, em Berlim, concorda com as opiniões de José Sócrates e portanto as autoriza.

Vítor Elías
in Inimigo Público

Pinto da Costa inspira-se nos programas de entrevistas do Manuel Luís Goucha para criar programa ‘Os Árbitros da Minha Vida’ no Porto Canal




Quando o FC Porto se tornar proprietário do Porto Canal, em Julho, Pinto da Costa terá um programa semanal de entrevistas na estação.
Ao que o IP apurou, o presidente do FC Porto inspirou-se nos programas de entrevistas do Manuel Luís Goucha, “Mulheres da Minha Vida” e “De Homem Para Homem”, pretende entrevistar pessoas como Bruno Paixão, Carlos Calheiros ou Carlos Xistra, num programa que começará por se chamar “Os Árbitros da Minha Vida” e, na segunda série, denominar-se-á “De Portista Para Portista”. Pinto da Costa apresentará ainda um programa de entrevistas e reportagens intitulado “60 Minutos”, que é o tempo de descontos que Bruno Paixão e Carlos Xistra dão a um jogo, após a hora e meia regulamentar, se o FC Porto estiver a empatar ou a perder.


Vítor Elías
In Inimigo Público

quinta-feira, março 24, 2011

Alguém roubou 50m de estrada em Espanha




A queixa já foi apresentada à Guardia Civil pelo Ayuntamiento de Niengo, na província espanhola da Cantábria: alguém roubou 50 metros de estrada asfaltada. A via, municipal, tinha sido alvo de recentes obras de repavimentação. Na terça-feira, para espanto de todos, já lá não estava.


Avelino Cuartas Coz, o autarca de Miengo, manifestou “surpresa e desgosto” pelo sucedido, salientando que se trata de uma via importante porque, para além de servir várias residências particulares, permite o acesso à praia local. Para asfaltar os 50 metros de estrada foram gastos cerca de 15 mil euros.

O insólito roubo terá sido levado a cabo entre os passados dias 15 e 16, avança Avelino Coz, citado pelo diário espanhol El Mundo. O autarca explica que no dia anterior a estas datas ele próprio tinha visitado o local para se certificar do bom termo das obras – a declaração da empresa de final de empreitada foi, aliás, entregue às autoridades juntamente com a queixa.

O mais incrível é que, para retirar 50 metros de pavimento numa via com três metros de largura (150 metros quadrados de superfície), os larápios usaram certamente maquinaria pesada, pelo menos uma escavadora e um camião. Mas ninguém deu conta de nada. A autarquia já deu ordens para ser colocada nova camada de asfalto na estrada municipal.

Luís Francisco
In Jornal Público

Imagination-Just an illusion

Passos Coelho anuncia fundo russo de 50 mil milhões


Depois de ter ameaçado subir o IVA para os 25%, o PSD veio lançar água na fervura e prometer um Portugal ganhador e ao nível dos melhores da Europa, já na próxima época.
Pedro Passos Coelho anunciou, com pompa, a entrada no país de um fundo russo de 50 mil milhões de euros e está neste momento a caminho de Moscovo para apresentar os investidores Marat Izmailov, Sergei Ovchinnikov e Sergei Yuran. O PSD garante que não é uma partida. Miguel Relvas, eufórico, desafiou os adversários a mostrar argumentos desde calibre e criticou a candidatura do PS às próximas eleições, “por ser a lista da continuidade, em conluio com a banca e com o projecto Teixeira dos Santos, que afundou o país”.


Mário Botequilha
In Inimigo Público

Madonna - What It Feels Like For A Girl

Bem Bom - Doce

Arrotos de ovelhas destroem ambiente




A história conta-se mais ou menos assim: o gás metano, que tem origem no processo digestivo, é 17 vezes mais poluente do que o gás carbónico. Na Austrália, isso significa que as oito milhões de ovelhas existentes no país são directamente responsáveis por cerca de 10% de todas as emissões poluentes.

Mas tudo se pode resolver de uma forma muito simples: impedir que as ovelhas arrotem tantas vezes. Por isso, os cientistas da Sheep Cooperative Research Council pretendem criar geneticamente um animal que não seja tão inconveniente.

A última moda dos EUA




Mais de 800 vídeos já ilustram este acto, no mínimo, irreflectido, mas no entanto popular. Em muitas festas norte-americanas um dos momentos é passado a enfiar uma garrafa de vodka dentro do olho e, aparentemente, tem efeitos bastante mais potentes do que uma simples bebida com álcool. Como todas as modas, esta também tem um nome: "vodka eyeballing". 

Se pensa que isto é algo que apenas é feito nos EUA, engane-se. Segundo o jornal NY Daily News a moda está a ser importada para a Europa, muito graças ao Facebook, onde já existem muitas comunidades que discutem este assunto. Obviamente, os oftalmologistas estão contra esta moda, avisando que quem a pratique ficará, a longo prazo, com problemas de vista.

Barqueiro ganha a vida a pescar corpos do rio - China

Nos últimos sete anos, Wei Xingpeng encontrou 500 corpos no Rio Amarelo. Uma parte afogada, mas outros fruto de assassinatos e suícidios. O trabalho deste barqueiro chinês que diariamente percorre o rio lamacento, na região central de Gang Zou, começou no dia em que quis recuperar o corpo do seu próprio filho que ali morreu afogado. Desde então, a pedido de outras famílias, Xingpeng "pesca" cadáveres perdidos no rio. O barqueiro cobra-lhes depois uma taxa simbólica para reconhecerem os corpos e cerca de 360 euros para os levarem.



Nos últimos sete anos, Wei Xingpeng encontrou 500 corpos no Rio Amarelo. Uma parte afogada, mas outros fruto de assassinatos e suícidios. O trabalho deste barqueiro chinês que diariamente percorre o rio lamacento, na região central de Gang Zou, começou no dia em que quis recuperar o corpo do seu próprio filho que ali morreu afogado. Desde então, a pedido de outras famílias, Xingpeng "pesca" cadáveres perdidos no rio. O barqueiro cobra-lhes depois uma taxa simbólica para reconhecerem os corpos e cerca de 360 euros para os levarem.

O peluche que diz: "fuck with me!"




Uma mãe à procura de um peluche engraçado que falasse, ficou surpresa quando o cãozinho violeta que ofereceu à sua filha de quatro anos começou a cantar “se estás contente e sabe-lo, "fuck with me!". A inglesa pensava que estava a ser responsável ao comprar um peluche de "olhar inocente" até ele dizer a dita palavra.

Leigh McPherson andava à procura de um brinquedo que a ajudasse a ensinar a filha a falar, mas apanhou um choque no momento em que o cãozinho começou a dizer asneiras no meio da canção.

A mãe ficou estupefacta. "Pus a tocar três e quatro vezes. Não havia confusão sobre o que 'Violet' [o peluche] estava a dizer", disse ao jornal diário ‘Sun'.

Os fabricantes do brinquedo defendem que o cão tem um sotaque americano e que na verdade diz ‘ladra'. A empresa enviou entretanto outro modelo, que garantiram não ter apetência para dizer asneiras.

A porta-voz da empresa disse que, para assegurar que não haverá "más interpretações de voz", um brinquedo com uma nova gravação já está nas prateleiras.

O peluche contém várias canções gravadas previamente, que as canta quando se aperta a pata. Entre elas, está a popular canção anglófona onde o "bate palmas" da letra original, foi substituído por "se estás contente e sabe-lo, "fuck with me!", se estás contente e sabe-lo, "fuck with me!", se estás contente e sabe-lo e realmente queres mostrá-lo, "fuck with me!"

Quem parece ter ficado fã do ‘Violet' são os amigos da mãe, após esta ter retirado o cãozinho à filha.

Jorge de Sena




Como de Súbito na Vida

Como de súbito na vida tudo cansa!
e cansa-nos a vida e nos cansamos dela,
ou ela é quem se cansa de nós mesmos,
na teima de existir e desejar?
Porque, neste cansaço, não o que não tivemos,
ou que perdemos, ou nos foi negado,
o que de que se cansa, mas também
o quanto temos, nos ama, se nos dá
a até os simples gozos de estar vivo.
Um dia é como se uma corda se quebrara,
ou como se acabara de gastar-se,
que nos prendia a tudo e tudo a nós.
Não é que as coisas percam importância,
as pessoas se afastem, se recusem,
ou nós nos recusemos. Não. è mais
ou menos que isto- se deseja igual
ao como até há pouco desejávamos.
É talvez mais. Mas sem valor algum.
O dia é noite, a noite é dia, a luz
se apaga ou se derrama sobre as coisas
mas elas deixam de ter forma e cor,
ou se sumir no espaço como forma oculta.
E o que sentimos é pior que quanto
dantes sentíamos nas horas ásperas
da fúria de não ter ou de ter tido.
Porque se sente o não sentir. Um tédio
Não como o tédio antigo. Nem vazio.
O não sentir. Que cansa como nada.
Até dizê-lo cansa. É inútil. Cansa.

Obra de Paula Rego



"Mulheres e gatos fazem o que querem, Homens e cães têm que aprender a viver com isso."
Alan Holbrook

Dois malogrados marcam o dia de hoje: Elizabeth Taylor coleccionava maridos e José Sócrates coleccionava PECs



Duas das caras mais emblemáticas da indústria da ficção e do entretenimento sairam hoje definitivamente de cena. Elizabeth Taylor, um dos últimos ícones de Hollywood, e José Sócrates, um dos últimos ícones da política portuguesa.
Mas se Hollywood chora a morte de Elizabeth Taylor, Portugal chora de alegria a morte política de José Sócrates. Duas personalidades que nunca controlaram os seus impulsos. Ela não resistia a jóias, ele não resistia a défices. Elizabeth Taylor teve sete maridos e José Sócrates teve quatro Programas de Estabilidade e Crescimento. O primeiro casamento de Elizabeth Taylor foi de clássico vestido branco, de cauda comprida e véu com muito tule. Mas durou pouco, tal como o primeiro PEC de José Sócrates. Richard Burton foi o grande amor de Liz e o PEC IV foi o grande amor de José Sócrates, até porque, em ambos os casos, trata-se de um amor que é interrompido mas que é depois retomado por ser irreversível. Sócrates falava dos seus Programas de Estabilidade e Crescimento da mesma forma que Elizabeth Taylor falava dos seus homens: “Desta vez é que é. Não é preciso outro, este é suficiente”.

João Henrique
In Inimigo Público

THE LAST DIVA... RIP

quarta-feira, março 23, 2011

Rapaz descobre erro em anúncio



Chris Coombs, de 15 anos, considerado um génio da Matemática, conseguiu em 30 segundos detectar um erro num anúncio do governo para recrutar professores de Matemática. O spot mostrava uma professora a resolver uma equação com... a resposta errada. A agência explicou que a professora deliberadamente tinha dado a resposta errada para explicar depois a correcta. Só que esta última parte foi cortada do anúncio.

In Correio da Manhã

INACREDITÁVEL

Aplicação para iPhone promete 'curar homossexualidade'



A Apple está a ser criticada por aceitar na sua loja virtual uma aplicação para os telemóveis iPhone, criada por uma organização norte-americana, que promete "libertação da homossexualidade através do poder de Jesus Cristo". Já está em curso uma petição a exigir a retirada da aplicação, subscrita até agora por 25 mil pessoas.
A aplicação gratuita Exodus International advoga "terapias reparativas" para alterar a orientação sexual dos clientes, apesar de esse autodenominado método terapêutico ser rejeitado pelas principais associações médicas dos EUA.
A Apple não é responsável pela aplicação Exodus International mas todos esses conteúdos, que podem ser descarregados para os telemóveis dos utilizadores, têm de ser aprovados pela empresa dirigida por Steve Jobs.

In Correio da Manhã

ASSUSTADOR



O desespero, a solidão, a fragilidade, parece tomar conta da humanidade .. O passo para o abismo está a uma assustadora e curta distância .. A falta de solução passa pela necessidade de “desaparecer” da vida?? Já nem consigo questionar-me ?? A confusão tomou conta do raciocínio .. olhamos em volta e há uma ausência de cor.. que "herança" se deixa neste caso às pessoas ?? .. É difícil aceitar, acreditar ..

Governo apresenta superávite de 836 milhões e vai comprar mais submarinos e um porta-aviões


José Sócrates vai apresentar um superávite histórico de 836 milhões de euros na execução orçamental de Fevereiro, está eufórico e prepara-se para construir uma nova linha de TGV para a Covilhã e comprar dois submarinos, um porta-aviões, sete argentinos para o Benfica, dois dálmatas de louça e a metade esquerda da Irlanda. Em declarações ao INIMIGO, o primeiro-ministro privilegiou a modéstia e disse que o mérito era todo dos contribuintes, em especial dos que venderam rins para fazer os pagamentos por conta, e de Teixeira dos Santos, que apelidou como “o maior talento mundial da máquina fiscal desde Vlad, o empalador”.

Mário Botequilha
In Inimigo Público

Gang de assaltantes extremamente educado tirou os sapatos antes de assaltar ourivesaria de família muçulmana


Dois homens assaltaram uma ourivesaria na Rua Avelino Ferreira Torres LOL, em Marco de Canaveses. (A realidade por vezes é bem mais surrealista que a ficção, assaltantes que assaltam na Rua Avelino Ferreira Torres, nem o Woody Allen se lembraria disto, quanto mais o IP!). Depois do assalto, os meliantes pediram desculpa à funcionária, que falou com o IP: “Quando entraram, os assaltantes, ao verem uma senhora no balcão, tiraram os chapéus, em sinal de respeito! Enquanto um roubava o ouro, o outro, vendo-me assustada, para me acalmar, fez um chá de camomila e deu-me uma massagem divinal! Começámos a falar e descobrimos que temos tudo em comum, os mesmos filmes, os mesmos livros e os mesmos hobbys! No fim do assalto, o assaltante deu-me o anel de ouro mais caro que roubou, ajoelhou-se e pediu-me em casamento! Disse logo que sim! Foi amor à primeira vista!“. 

António Marques
In Inimigo Público

terça-feira, março 22, 2011

As Pequenas Memórias, José Saramago




 "Ainda não sabe que poucos dias antes do seu último dia terá o pressentimento de que o fim chegou, e irá, de árvore em árvore do seu quintal, abraçar os troncos, despedir-se deles, das sombras amigas, dos frutos que não voltará a comer. "

SUMOL

segunda-feira, março 21, 2011

Detida funcionária da Loja do Cidadão que recebia luvas para aumentar altura dos cidadãos no Cartão do Cidadão



Uma funcionária da Loja do Cidadão de Esmoriz foi detida em flagrante pela polícia depois de várias denúncias anónimas. Segundo as autoridades, os subornos para aumentar a altura dos cidadãos estão a aumentar de forma incontrolável, tendo-se registado outros casos idênticos na Loja do Cidadão das Laranjeiras, Aveiro, Borba, Cantanhede, Faro, Porto, Tavira, Vimioso, Odivelas e Freixo de Espada à Cinta. Estas funcionárias funcionam em cartel e cobram 100 euros por cada centímetro extra. A polícia descobriu também um cadáver de uma funcionária da Conservatória do Registo Civil de Loures assassinada por 3 funcionárias da Loja do Cidadão de Odivelas por alegadamente cobrar 80 euros por centímetro.

João Henrique
In Inimigo Público

Poema



Intimidade

No coração da mina mais secreta,
No interior do fruto mais distante,
Na vibração da nota mais discreta,
No búzio mais convolto e ressoante,

Na camada mais densa da pintura,
Na veia que no corpo mais nos sonde,
Na palavra que diga mais brandura,
Na raiz que mais desce, mais esconde,

No silêncio mais fundo desta pausa,
Em que a vida se fez perenidade,
Procuro a tua mão, decifro a causa
De querer e não crer, final, intimidade. 


José Saramago, in "Os Poemas Possíveis"

NEY MATOGROSSO - Balada do Louco

Prefiro Rosas, meu Amor, à Pátria - Ricardo Reis


Prefiro rosas, meu amor, à pátria,
E antes magnólias amo
Que a glória e a virtude.

Logo que a vida me não canse, deixo
Que a vida por mim passe
Logo que eu fique o mesmo.

Que importa àquele a quem já nada importa
Que um perca e outro vença,
Se a aurora raia sempre,

Se cada ano com a primavera
As folhas aparecem
E com o outono cessam?

E o resto, as outras coisas que os humanos
Acrescentam à vida,
Que me aumentam na alma?

Nada, salvo o desejo de indiferença
E a confiança mole
Na hora fugitiva. 

Os luxos obscenos da rainha de Inglaterra





O mundo está em crise e a Rainha Isabel II sabe-o muito bem. Mas não entra em pânico - isso é coisa de classe média. Dos seus 1.200 empregados, apenas 450 são pagos com dinheiro público e as suas poupanças privadas ameaçam esgotar-se já em 2012. Apesar disso, a Rainha de Inglaterra, que recebe por ano 7,9 milhões de euros, continua a sustentar um contador oficial de cisnes, um tocador de gaita-de-foles e uma equipa de tratadores de cavalos. 

TOCADOR DE GAITA-DE-FOLES 

Todas as manhãs, às 9h em ponto, toca gaita-de-foles durante 15 minutos debaixo da janela da Rainha, esteja ela no Palácio de Buckingham, no Castelo de Windsor, no Palácio de Holyrood ou no Castelo de Balmoral. É ainda o responsável pelos 12 gaiteiros do Exército que actuam ao redor da mesa depois dos banquetes de Estado e que participam em eventos especiais como festas no jardim e recepções de Estado. Desde que subiu ao trono, em 1953, Isabel II já teve nove gaiteiros; o actual é Derek Potter. 

CONTADOR OFICIAL DE CISNES 

Existe desde 1993, quando o posto de guarda dos cisnes reais (criado no século XIII) foi substituído pelo de contador oficial de cisnes e guardador de cisnes. Cabe- -lhe realizar um censo anual, uma cerimónia que dura cinco dias (este ano foi entre 19 e 23 de Julho), a Swan Upping. Serve para identificar todos os novos cisnes do Tamisa - é-lhes colocado um anel numa das patas, são examinados, pesados e lançados de novo ao rio. O objectivo é prevenir a caça de cisnes e ajudá-los a curar eventuais doenças. David Barber está no cargo há 17 anos, não revela quanto ganha e sugere que até perde dinheiro. "Faço isto por tradição, porque é bom para os cisnes do Tamisa. Tenho um trabalho a tempo inteiro, este é um part-time", disse, em 2009, ao Wall Street Journal. 

POETA LAUREADO 

Cria os poemas para os eventos especiais do Estado. A sua obra tem como dever celebrar a importância das cerimónias nacionais e honrar a família real. O cargo foi criado em 1668 pelo Rei Carlos II, mas desde 1790 que cabe ao primeiro-ministro propor o nome que julga mais indicado, sujeitando-o à aprovação da Rainha. Carol Ann Duffy é escocesa e, desde 2009, a primeira mulher a ser indicada como poeta laureado no Reino Unido, por um período de 10 anos. Também não será por dinheiro: a remuneração anual é de cerca de 6.800 euros, que ela já disse ter a intenção de doar à Sociedade de Poesia Britânica, "para devolver de novo o dinheiro à poesia". Duffy acumula com o cargo de directora criativa da escola de escrita da Universidade Metropolitana de Manchester. 

TRATADOR DE CAVALOS 

Ellen Fuller respondeu a um anúncio em 2005 e, desde Outubro desse ano, é a responsável por um grupo de 26 pessoas que lava, alimenta e trata dos cavalos da Casa Real. Ganha mensalmente cerca de 20 mil euros e tem direito a carro. O dia de Ellen começa às 6h com exercícios de equitação, às 8h alimenta os cavalos e depois exercita-os no Hyde Park. Diz, no entanto, que não há um dia típico, por causa das várias cerimónias de Estado para as quais são solicitados os cavalos. 

REMADOR PARTICULAR 

Há seis anos que Kenneth Dwan é o remador da Rainha e dirige uma equipa de 12 pessoas. Ex-remador que competiu nos Jogos Olímpicos de 1968 e 1972, recebe um salário anual simbólico, de 3,5 libras (cerca de 5 euros) mas tem direito a verbas especiais quando acompanha Isabel II em viagens e cerimónias especiais. "A Rainha está preocupada com o congestionamento nas estradas de Londres, por isso ainda desempenhamos um papel importante no transporte da Coroa", afirmou em 2003 ao jornal Port of London, para sublinhar a importância do seu posto.

INDIGNAI-VOS


Este Livro de Stéphane Hessel, 93 anos, nascido na Alemanha e perseguido pelo nazis, pareceu-me interessante para anunciar aqui com um excerto rápido:
"apelamos às gerações mais jovens que dêem vida ao legado da Resistência e aos seus ideais, e que os transmitam. Dizemos-lhes: Revezai-nos e indignai-vos! Os responsáveis políticos, económicos, intelectuais e a sociedade em geral não podem desistir, nem deixar-se impressionar pela actual ditadura internacional dos mercados financeiros que ameaça a paz e a democracia (.....) Sartre ensinou-nos a pensar: "Somos responsáveis enquanto indivíduos." Era uma mensagem libertária. A responsabilidade do homem não pode escudar-se atrás de nenhum poder, de nenhum deus. Pelo contrário, temos de militar em nome da nossa responsabilidade individual enquanto seres humanos."

PAI


HOJE JÁ SÃO 20, MAS NÃO DEIXO DE HOMENAGEAR O MEU PAI, QUE APESAR DO PESARES, É MEU PAI!!!!

UMA QUALQUER PESSOA - ANTÓNIO GEDEÃO






Precisava de dar qualquer coisa a uma qualquer pessoa.
Uma qualquer pessoa que a recebesse
num jeito de tão sonâmbulo gosto
como se um grão de luz lhe percorresse
com um dedo tímido o oval do rosto.

Uma qualquer pessoa de quem me aproximasse
e em silêncio dissesse: é para si.
E uma qualquer pessoa, como um luar, nascesse,
e sem sorrir, sorrisse,
e sem tremer, tremesse,
tudo num jeito de tão sonâmbulo gosto
como se um grão de luz lhe percorresse
com um dedo tímido o oval do rosto.

Na minha mão estendida dar-lhe-ia
o gesto de a estender,e uma qualquer pessoa entenderia
sem precisar de entender.

Se eu fosse o cego
que acena com a mão à beira do passeio,
esperaria em sossego,
sem receio.
Se eu fosse a pobre criatura que estende a mão na rua à caridade,
aguardaria, sem amargura,
que por ali passasse a bondade.
Se eu fosse o operário que não ganha o bastante para viver,
lutava pelo aumento do salário
e havia de vencer.

Mas eu não sou o cego,
nem o pobre,
nem o operário a quem não chega a féria.
Eu sou doutra miséria.
A minha fome não é de pão, nem de água a minha sede.
A minha mão estendida e tímida, não pede.
Dá.
Esta é a maior miséria que no mundo há.
E eu que precisava tanto, tanto, de dar qualquer coisa a uma
qualquer pessoa!
E se ela agora viesse?
Se ela aparecesse aqui, agora, de repente,
se brotasse do chão, do tecto, das paredes,
se aparecesse aqui mesmo, olhando-me de frente,
toda lantejoulada de esperanças
como fazem as fadas nos contos das crianças?

Ai, se ela agora viesse!
Se ela agora viesse, bebê-la ia de um trago,
sorvê-la-ia num hausto,
sequiosamente,
tumultuosamente,
numa secura aflita,
numa avidez sedenta,
sofregamente,
como o ar se precipita
quando o espaço vazio se lhe apresenta.

Estrelas do cinema: Como elas envelheceram



Al Pacino - 70 anos


Foi graças ao papel de Michael Corleone, em 'O Padrinho', que Al Pacino foi projectado para as luzes da ribalta de Hollywood. Somou sucessos de bilheteira e recebeu um Óscar pelo seu desempenho em 'Perfume de Mulher', em 1992.

Da sua vida privada pouco se conhece mas, quando era jovem, era um dos indiscutíveis sex symbol de Hollywood, título que lhe valeu inúmeros relacionamentos. Nunca se casou mas teve três filhos. Apesar de ter já 70 anos, continua a coleccionar namoradas.


Brigitte Bardot - 76 anos


Nas décadas de 60 e 70, BB, como ficou conhecida, era a loira mais cobiçada do cinema, tanto em França como em Hollywood.

No entanto, depois de protagonizar mais de 50 filmes e de gravar dezenas de discos, Bardot decidiu retirar-se do mundo artístico e dedicar o seu tempo a lutar pelos direitos dos animais. Um pouco antes de completar 40 anos, colocou um ponto final na carreira.

Sempre disse não às plásticas, decidindo envelhecer de forma natural.


Jack Nicholson - 73 anos


Jack Nicholson é um dos actores mais conceituados da sua geração. Mas além do talento, Nicholson é também conhecido pelos seus ataques de fúria e episódios de mau feitio. 

A sua imagem também se foi deteriorando ao longo dos anos. Esqueceu o visual charmoso, ganhou peso e aparece muitas vezes em público descabelado.






Jennifer Lopez - 41 anos

Chamou a atenção no programa 'In Living Color', onde dançava. Mas nessa altura tinha uma imagem muito menos feminina e o cabelo preto e as sobrancelhas carregadas davam-lhe um aspecto rude.

Jennifer Lopez soube dar a volta à situação e transformou por completo a sua imagem, sendo hoje apreciada pelo seu corpo curvilíneo e a sua sensualidade latina.



Kylie Minogue - 42 anos


Na Austrália, onde nasceu, ficou conhecida logo em criança ao entrar numa novela. Saltou depois para o mundo da música e o público assistiu a uma transformação impressionante. De adolescente com muitos caracóis e casacos de cabedal largos, como ditava a moda na altura, passou a ser uma jovem cantora de sucesso que arrancava supiros dos homens por todo o mundo.




Mickey Rourke - 58 anos


Actor e puglista de sucesso, Mickey Rourke também não conviveu bem com a passagem dos anos. Em jovem arrancava suspiros das mulheres, graças ao seu 'ar de James Dean' mas rapidamente começou a recorrer às cirurgias plásticas, muitas delas mal feitas. 



Will Smith - 42 anos


Música, televisão e cinema. Will Smith conquistou fama e dinheiro muito jovem mas soube gerir a sua carreira de forma inteligente. Também soube adaptar-se à evolução da moda e passou facilmente de um jovem de boné ao lado e fatos de treino coloridos para um homem adulto com charme.